Topo

Neymar e ovo de Páscoa: 5 coxinhas 'diferentonas' espalhadas pelo pais

Neymar Neyxinha coxinha - Divulgação
Neymar Neyxinha coxinha Imagem: Divulgação

Do UOL

05/04/2018 12h36

Alguma coisa está fora da ordem no mundo das coxinhas. Chefs de todo o Brasil têm compartilhado nas redes receitas mirabolantes, que subvertem o modelo clássico da coxinha e fazem sucesso entre clientes e na internet. 

Para ampliar os horizontes possíveis para essa iguaria, aqui vai um cardápio de coxinhas que vão à beira do surrealismo ou vão a tamanhos GGG+.

Ovoxinha

A confeiteira Dora Nicoletto, de Jaú (SP), aproveitou a Páscoa para criar o “ovoxinha”, o ovo de páscoa de coxinha. Tem “ovoxinha” de colher e até o "ovoxinhão" de 1,5kg! O recheio é de frango. Ao menos vem com uma colher!

Ovoxinha - Divulgação - Divulgação
Ovoxinha
Imagem: Divulgação

Coxinha do Neymar

A mineira Shirley Candida é fã de Neymar e… Bem, ela decidiu homenagear o jogador quando viu que havia sobrado a massa de suas coxinhas. A escultura levou duas horas para esculpir a obra. “Nos empolgamos em ano de Copa, né?”, justificou. Justo. 

Coxinha do Neymar - Reprodução - Reprodução
Coxinha do Neymar
Imagem: Reprodução

Coxinha gigante

Em 2014, a Panetteria  ZN, em São Paulo, lançou um desafio que se espalhou por endereços da capital paulista: comer uma coxinha de 1 kg no menor tempo possível. Comeu em 10 minutos? Não paga. Hoje, o bar La Tapa no Tatuapé, por exemplo, cobra R$ 66 de quem não consegue realizar a proeza no tempo estabelecido. E aí, você encarava? 

Coxinha gigante - Reprodução - Reprodução
Coxinha gigante
Imagem: Reprodução

Coxinhaburger

Coxinhaburguer - Reprodução/BuzzFeed - Reprodução/BuzzFeed
Coxinhaburguer
Imagem: Reprodução/BuzzFeed

A coxinhaburger é uma coxinha ou um hambúrguer? A resposta ainda está lá fora, claro. O que importa é que a receita de coxinha achatada no formato de pão, intercalada por hambúrguer e uma fatia de queijo, fez sucesso na rede. Foi criada por Rafael Capanema do site BuzzFeed, em 2014. Logo, se espalhou por restaurantes como o Markt 705, de Porto Alegre, que vende uma versão na qual o hambúrguer vai dentro da coxinha.

Coxinha de feijoada

Coxinha de feijoada  - Reprodução - Reprodução
Coxinha de feijoada
Imagem: Reprodução

O restaurante “Santa Coxinha”, na zona leste de São Paulo, tem um cardápio que trabalha no estilo “peça qualquer coisa como recheio que nós providenciaremos”. Isso significa: coxinhas de estrogonofe, beijinho e até… Feijoada. Não se assuste: nada de língua, orelha e pé misturado com a massa. Essa receita acrescenta apenas o caldo de feijão para deixar a coxinha mais escura e é recheada com carne seca e calabresa. Cuidado com a gastrite!