PUBLICIDADE
Topo

Aprenda o tipo de batata certo para cozinhar, fritar e assar

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 07h00

Como boas coadjuvantes, as batatas podem roubar a cena na hora da refeição - ou arruinar o prato de maneira irreversível. Afinal, ninguém curte batata frita murcha, purê granuloso ou batata cozida sem gosto, certo?

Para não errar na hora do preparo, é preciso saber qual tipo de batata combina melhor com a receita imaginada. Variedade não falta: no mundo todo, existem cinco mil tipos de batatas registradas, três mil delas só na América Latina. Destas, cerca de 400 são utilizadas na culinária. Descubra abaixo quais os tipos mais comuns encontrados no Brasil e como preparar sem erro: 

Batatas para todos os gostos

  • Getty

    Asterix

    Ela é fácil de reconhecer na feira, por conta de sua chamativa casca avermelhada. Excelente para preparar nhoques, bolinhos e purês, ela também fica boa frita.

  • Getty

    Baraka

    Vendidas nas feiras às vezes ainda sujas de terra, as batatas baraka são de origem holandesa. São ótimas para fritar por conterem menos água (a "culpada" por deixar as fritas murchas). Também ficam boas cozidas.

  • Getty

    Ágata

    É uma das mais encontradas em supermercados. Com pouco amido, ela é boa para assar e servir em sopas e saladas, mas não fica bem frita.

  • Thinkstock

    Batata-doce

    Roxas ou brancas, as batatas-doce são multiuso: ficam bem fritas, assadas ou cozidas.

  • Getty

    Batata bolinha

    Ótimas para fazer conservas, ou ainda assadas ou cozidas como acompanhamento, as batatas bolinha nada mais são do que versões pequenas das batatas Asterix ou Ágata.