'Alexa, conte uma piada': por que alto-falante inteligente faz sucesso?

Os alto-falantes Echo com a assistente virtual da Amazon, a Alexa, estão com descontos de até 48% nesta Cyber Monday, evento que acontece poucos dias após a Black Friday.

Se você deseja um aparelho do tipo, o Guia de Compras UOL explica a seguir como os dispositivos funcionam e quais são as principais funcionalidades de cada modelo.

Continua após a publicidade

Como o Echo com Alexa funciona?

O alto-falante é chamado de Echo, e Alexa é a assistente virtual que responde aos comandos de voz. Os dois em conjunto podem ser usados para:

Facilitar tarefas simples do dia a dia, como informar a previsão do tempo e anotar produtos na lista de compra do mercado.

Para entretenimento, ao usar como caixa de som tocando uma música.

Como um hub para deixar a casa conectada. Dessa forma, é possível interagir com dispositivos inteligentes, como lâmpadas, câmera de segurança e fechaduras digitais.

Continua após a publicidade

Quais são os tipos de "Alexa"?

A Amazon já lançou diferentes dispositivos Echo com Alexa, que apresentam recursos dos mais simples aos mais robustos.

A Echo Pop é a mais barata da linha e tem formato de uma bolinha cortada, como uma metade de uma laranja.

Os modelos redondos são a Echo (bola maior) e a Echo Dot (bola menor). Essa última também pode ser encontrada na opção com um display de relógio.

Já a Echo Show conta com câmera e tela. Desse jeito, dá para usar o aparelho tanto para chamadas de vídeo quanto para o monitoramento da casa. Já a tela permite assistir a conteúdos, como filmes e séries disponíveis em plataformas de streaming.

O Echo Studio, por sua vez, é o dispositivo com o som mais potente.

Continua após a publicidade

É bom citar que, além dos alto-falantes com Alexa, a Amazon ainda comercializa no Brasil a Fire TV Stick, que também vem com a assistente virtual. Esse produto permite transformar a sua TV convencional em uma Smart.

Por que vale a pena?

Rápida na resposta

A Alexa é reconhecida pelo tempo de resposta rápido para os comandos de voz. De forma imediata, o comando é gravado e encaminhado para as nuvens da Amazon, para ser transformado em uma ação. As interações são criptografadas para maior segurança, segundo a companhia.

Som potente

Se você adora ouvir música, vale a pena investir no som potente do Echo Studio. Marcella Duarte, do Guia de Compras UOL, já testou o produto. Ela mostrou que o aparelho é interessante para atender a cômodos grandes, para festas e ainda para funcionar como uma soundbar, para ampliar a capacidade de áudio da sua TV.

Continua após a publicidade

Design moderno

Os dispositivos da Amazon também contam com um design moderno e minimalista. Sem muitos detalhes, elas são encontradas em cores como branco, preto e azul. Dessa forma, você pode escolher a tonalidade que preferir, sem interferir na sua decoração. Ainda dá para adotar capas e suportes para ficar do estilo que desejar.

Casa conectada

A Alexa é uma ajudante que dá aquela força para o dia a dia na conexão com dispositivos. Além de ser conectada a lâmpadas e tomadas, há vários dispositivos inteligentes de segurança que também funcionam com a Alexa. Dá para encontrar sensores de abertura, fechaduras digitais e câmeras compatíveis com a assistente virtual.

*Com informações de Camila Corsini e Marcella Duarte

Quer ficar por dentro das principais ofertas da internet? Acompanhe o Monitor de Ofertas UOL, que seleciona diariamente grandes descontos em diversos produtos. Siga o Monitor de Ofertas também no X (ex-Twitter).

Continua após a publicidade

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes