Topo

Itália elimina 'fantasma russo', e Brasil pega EUA na semi do Mundial

Italianas comemoram ponto contra a Rússia - Divulgação/FIVB
Italianas comemoram ponto contra a Rússia Imagem: Divulgação/FIVB

Leandro Carneiro*

Do UOL, em Milão (ITA)

10/10/2014 15h54

O Brasil terá novamente os Estados Unidos pela frente no Mundial feminino de vôlei disputado na Itália. A definição das americanas como adversárias veio nesta sexta-feira após a vitória da Itália sobre a Rússia por 3 sets a 1 (25-12, 25-17, 12-25 e 25-23).

Assim, Brasil e EUA farão a primeira semifinal deste sábado às 12h30 (horário de Brasília). O segundo jogo será entre Itália e China, às 15h45.

Curiosamente, esses dois duelos foram os que fecharam a segunda fase de disputas neste Mundial. Com ambas já classificadas, as seleções brasileira e americana entraram em quadra praticamente com seus times reservas, e as comandas do técnico José Roberto Guimarães venceram por 3 a 0.

No confronto entre italianas e chinesas, as donas da casa levaram a melhor, de virada, e acabaram com a invencibilidade do time asiático na competição.

Recentemente, Brasil x Estados Unidos tem sido um embate decisivo em muitas competições. O bicampeonato olímpico brasileiro, por exemplo, em Pequim-2008 e Londres-2012, veio justamente em cima da equipe americana.

A eliminação da Rússia não deixa de ser um alívio para a seleção brasileira. Embora esteja em decadência, a equipe europeia foi uma pedra no sapato do time verde-amarelo nos dois últimos Mundiais (2006 e 2010). Brasil e Rússia fizeram as duas finais, e as europeias venceram ambas. Antes, em 2004, as russas também haviam batido as brasileiras em uma semifinal história da Olimpíada de Atenas-2004.

* Atualizada às 17h59