Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Obrigação do São Paulo aumenta com campanha e caminho mais fácil

Do UOL, em São Paulo

10/05/2021 18h52

O São Paulo passou com a melhor campanha na primeira fase do Campeonato Paulista e enfrenta a Ferroviária na sexta-feira em busca de uma vaga nas semifinais da competição que não vence desde 2005, mas tem ainda no caminho o jogo de hoje diante do Rentistas, em Montevidéu, pela Libertadores. Com sete pontos conquistados em três jogos na competição internacional, a prioridade na semana é o estadual.

No podcast Posse de Bola #124, Arnaldo Ribeiro afirma que o São Paulo já era o time mais pressionado quando começou o Campeonato Paulista devido à falta de títulos e considera que a pressão aumenta com a melhor campanha no geral e a possibilidade de encarar um caminho sem um dos rivais caso vença a Ferroviária.

"Antes de começar, antes de a gente ter a paralisação do campeonato, antes de tudo, o grande pressionado a ganhar o Paulista era o São Paulo. Não precisava nós descobrirmos qual seria a estratégia do Palmeiras no campeonato qual seria o Corinthians, se o Santos iria sair ou iria entrar, como que vinha o Bragantino, a obrigação maior de vencer o Paulista era do São Paulo, time do jejum. E quem levaria mais a sério era o São Paulo", diz Arnaldo.

"Eu acho que essa obrigação passa a ficar maior ainda depois da melhor campanha e depois desse caminho, em tese, mais fácil por méritos do São Paulo, que foi a melhor campanha de chegar podendo, se vencer a Ferroviária, pegar uma semifinal mais fácil contra Mirassol ou Guarani. É aquilo, a Ferroviária é muito mais forte que Mirassol e Guarani. Se o São Paulo passar da Ferroviária, eu imagino que ele leve a semifinal no embalo, enquanto na outra chave é tudo mais complexo", completa.

O jornalista afirma que a pressão para brigar pelo título no estadual é algo que o São Paulo precisa lidar e está lidando ao optar por um time mais forte diante da Ferroviária em comparação ao jogo com o Rentistas.

"O São Paulo tem o caminho mais fácil, tem a obrigação, tem a pressão que é natural e acho que tem que lidar com isso. A estratégia foi definida da seguinte forma, se o São Paulo tiver nos três primeiros jogos da Libertadores, fase de grupos, soados pelo menos sete pontos, ele pode especular em um ou outro jogo, já que ele faz as duas últimas partidas da fase de classificação no Morumbi, contra o Racing e contra o Sporting Cristal, e chegou aos sete pontos", diz Arnaldo.

"O São Paulo conseguiu o que ele imaginava até agora, sete pontos na Libertadores e melhor campanha na classificação geral do Paulista, então vai priorizar o Paulista nessa semana", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.