Topo

Arnaldo: Eliminação do Palmeiras será conforto, mas um baita de um vexame

Do UOL, em São Paulo

02/05/2021 04h00

O Palmeiras venceu sua segunda partida na Libertadores ao golear o Independiente Del Valle por 5 a 0 na última terça-feira, mas perdeu dois dias depois para a Inter de Limeira pelo Campeonato Paulista. O time enfrenta hoje contra o Santo André, no Canindé, em jogo que pode selar a sua eliminação do estadual ainda na primeira fase.

No podcast Posse de Bola #121, Arnaldo Ribeiro analisa a situação do Palmeiras e considera que o clube deverá ter uma situação mais confortável em relação ao calendário após um longo período com jogos praticamente a cada dois dias. Porém, considera que ainda assim o time levará o carimbo de vexame.

"O São Paulo jogou com os reservas, o Corinthians jogou com os reservas, o Bragantino jogou com os reservas, e fizeram vários pontos aí, estão já classificados por antecipação. Eu acho que tem as duas questões, eu tenho falado isso aqui, vocês são prova, há umas duas semanas, cinco partidas antes de o Palmeiras entrar agora na fase encalacrada total, o Palmeiras não vai disputar a fase final do Paulista", diz Arnaldo.

"Por mais que às vezes tenha ali jogadores de bom nível competindo, o nível de entrega, concentração do jogo contra o Del Valle e contra a Inter de Limeira, mesmo com vários titulares em campo, é completamente diferente, e acho que para a maratona do Palmeiras, o time que mais jogou na temporada passada, sim, vai ser um conforto, sim, não vai ter grandes arranhões porque não teve confronto direto com os principais rivais para eliminação, porém, sim, é um baita de um vexame", completa.

O jornalista afirma que não apenas o Palmeiras, mas qualquer outro clube de grande expressão que não consiga avançar em seu respectivo estadual acaba sendo um vexame, como os casos de Botafogo e Vasco no Campeonato Carioca.

"Como é qualquer não classificação de time grande em campeonato estadual. É um vexame o Botafogo não estar nas finais do Rio, o Vasco não estar nas finais do Rio, o Goiás não estar nas finais do Goiano, e assim por diante. Nessa forma do Paulistinha, não passar de fase com o time juvenil, júnior, sub-20, reserva, alternativo, é sim um vexame", diz Arnaldo.

"O time colecionou tantas atuações ruins no campeonato desde o começo que já era, e acho que aí vai ter o carimbo do vexame, mas a médio prazo vai ser bom por conta do calendário completamente estrangulado que em maio, para quem avançar no Paulista, será pior do que foi abril", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.