Topo

'Ramonismo do Vasco é melhor custo-benefício do Brasileirão', diz Arnaldo

Do UOL, em São Paulo

10/09/2020 04h00

Nas últimas temporadas o Vasco brigou na parte debaixo da classificação do Campeonato Brasileiro, mas entra em campo hoje, às 21h, para enfrentar o Atlético-GO buscando se manter entre os primeiros colocados, posição surpreendente com os resultados que o clube cruzmaltino tem conseguido sob o comando de Ramon Menezes e com jogadores como Benítez e Cano.

No podcast Posse de Bola #54, Arnaldo Ribeiro elogia o trabalho de Ramon no Vasco e chama a atenção pela forma como o time faz o simples e consegue ser eficiente sob o comando do ex-jogador depois de um início temporada ruim com o técnico Abel Braga, demitido em março.

"O Ramonismo ou o Vasco do Brasileirão é o melhor custo-benefício do campeonato, é o time com menos jogadores, é um intruso nessa turma da frente. Em termos de jogadores e de opções, ele é um intruso, e faz uma campanha irrepreensível, muito boa mesmo", diz Arnaldo.

"E tem alguns detalhes deste custo-benefício favorável, é um time que foi, dentre outras coisas, um dos mais atingidos pela questão dos casos de covid. Contra o Santos jogou com uma zaga reserva da reserva. Todos os caso de covid concentrados em zagueiros, enfim, com essas dificuldades. E é um time da simplicidade, eu falei aqui e continuo muito impressionado com essa questão", completa o jornalista.

Arnaldo ressalta ainda que o Vasco não joga um futebol vistoso, mas consegue fazer um bom trabalho com a mescla de jogadores jovens com os mais experientes e se apoia em um clássico camisa 10, no caso de Martín Benítez, além de contar com um finalizador nato, Germán Cano

"Tem uma simbiose entre os jogadores, os que vieram de fora e a garotada que subiu, que dá um vigor ao time muito interessante. É um time, você não para pra ver o Vasco, não é uma coisa espetacular, mas é um time que vende caro e isso fazia tempo que o Vasco não tinha, é um time que vende caro qualquer resultado, isso é legal", ressalta o jornalista.

"O Vasco é o intruso necessário, é o que embaralha na hora da análise, era o menos cotado. Lembremos que quando teve a troca para que o Ramon assumisse, o Vasco já estava virtualmente fora do estadual do Rio e a perspectiva para o Brasileirão era brigar em baixo, para não cair. Sinceramente, era o diagnóstico. Sem grandes contratações, o técnico da casa, agora, eu acho que a identificação do Ramon para com o clube e essa conexão de jovens jogadores da base com alguns caras veteranos, mas que se entregam completamente durante a partida tem dado essa química que eu considero o melhor custo-benefício desse Brasileirão até agora", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.