Topo

Da família Piquet ao kart, relembre 10 brigas surreais entre pilotos

Do UOL, em São Paulo

18/12/2017 04h00

Brigas costumam proporcionar constrangimento em qualquer situação, mas ficam ainda mais patéticas quando protagonizadas por atletas, que deveriam ser exemplos de hombridade e esportividade.

Ver pilotos chegarem às vias de fato, infelizmente, são cenas comuns no automobilismo, como se viu no último fim de semana, em uma prova amistosa de kart em Cotia, na Grande São Paulo, e traz nesse histórico sobrenomes famosos, como o Piquet. O UOL Esporte recorda dez cenas lamentáveis clássicas envolvendo pilotos mundo afora.

2017 - Rodrigo Dantas x Tuka Rocha - Kart

O mais recente episódio de briga entre pilotos ocorreu no último sábado, durante as 500 Milhas de Kart da Granja Viana, uma corrida de confraternização entre os principais nomes do automobilismo brasileiro. Após se envolverem em um acidente faltando 18 voltas para o fim, Dantas e Rocha se engalfinharam na pista enquanto os karts passavam muito perto do local do incidente. Dantas conseguiu ficar por cima de Rocha e seguiu aplicando golpes de fazer inveja aos lutadores de MMA. As equipes de ambos foram desclassificadas - Dantas corria pelo time de Felipe Massa.

1982 - Nelson Piquet x Eliseo Salazar - Fórmula 1

Um clássico da Fórmula 1, ocorrido no ano seguinte ao primeiro título mundial de Piquet na categoria. Durante o GP da Alemanha, em Hockenheim, o brasileiro estava entre os líderes da prova quando foi atingido por atrás pelo chileno, que era retardatário. Enfurecido, Piquet partiu para cima de Salazar desferindo socos e chutes. A cena chocou os espectadores, mas também provocou risos.

2013 - Nelsinho Piquet x Brian Scott - Nascar Nationwide


Tal pai, tal filho. Piquet Júnior também teve o seu momento de destempero nas pistas quando disputava uma das divisões da Nascar, a mais famosa (e briguenta) categoria do automobilismo norte-americano. Nelsinho não se conformou com a batida na qual se envolveu com Scott e, na área dos boxes, foi tirar satisfações com o rival, acertando-lhe um chute (confira no vídeo a partir de 1min24).

1982 - Chico Serra x Raul Boesel - Fórmula 1

Serra x Boesel - Reprodução de TV - Reprodução de TV
Chico Serra (à esquerda) e Raul Boesel brigam no Canadá
Imagem: Reprodução de TV

O embate entre brasileiros ocorreu no paddock em Montreal, no treino de classificação para o GP do Canadá, uma corrida de triste lembrança pela morte do italiano Ricardo Paletti após uma batida. Serra, famoso no cenário nacional não só pela carreira vitoriosa na Stock Car, mas também pelo pavio curto e temperamento forte, acusou Boesel de atrapalhá-lo enquanto tentava uma volta rápida. Quando os dois se cruzaram na área dos boxes, deu ruim.

2006 - Alex Tagliani x Paul Tracy - Champ Car (atual F-Indy)


O entrevero entre canadenses aconteceu na etapa de San Jose, nos Estados Unidos. Tagliani, ainda com capacete, mostrou sua indignação com o acidente que tirou os dois da corrida ao encontrar o rival e dar alguns empurrões. Tracy perdeu a paciência e golpeou o adversário. Na sequência, ambos se atracaram enquanto mecânicos e membros de equipe tentavam separar a briga (confira o vídeo a partir de 1min20).

2017 - Kyle Busch x Joey Logano - Nascar

Foi o mais recente episódio do longo histórico de brigas na Nascar, e já virou um clássico. Ocorreu em março, na etapa de Las Vegas. Após protagonizarem uma intensa disputa por posição na última volta da corrida, Busch partiu para cima e atingiu Logano, que devolveu. A confusão também envolveu mecânicos das duas equipes. Logano é um "veterano" em confusões na categoria. Em 2013, ele também trocou sopapos com Tony Stewart.

2016 - John Wes Townley x Spencer  Gallagher - Nascar Truck Series

Os pilotos, integrantes de uma das divisões da Nascar, proporcionaram cenas lamentáveis em Madison, nos Estados Unidos. Para não serem detidos por desordem, eles foram multados e colocados em liberdade condicional até o fim de 2016.

2016 - Olivier Panis x Adrien Tambay - Troféu Andros

Briga do Panis - Reprodução de TV - Reprodução de TV
Confusão entre Olivier Panis e Adrien Tambay
Imagem: Reprodução de TV

O incidente ocorreu na tradicional corrida disputada em pista de gelo nos alpes da França. Enquanto Sebastien Grosjean comemorava a vitória em uma das etapas, Panis e Tambay não contiveram a irritação gerada pelo acidente em que se envolveram e partiram para a agressão. A transmissão de TV do evento foi ágil e logo cortou a cena.

2016 - Weston Peicke x Vince Friese - AMA Supercross


Sim, tem briga no motociclismo também. Essa aconteceu na etapa de abertura da temporada 2016 da AMA, o campeonato norte-americano de motocross, em Anaheim. Por ter iniciado a confusão, Peicke foi multado e excluído da etapa seguinte. Em 2012, os mesmos pilotos também saíram no tapa em situação semelhante, em Washougal (EUA).

2014 - Bryan Schouten x Scott Deroue - Moto3


Outra briga vinda das competições em duas rodas, e entre pilotos holandeses, ocorrida no GP da Alemanha, em Sachsenring. Envolvidos em uma queda, eles partiram para a agressão e foram separados pelos fiscais de pista. Quando os ânimos pareciam domados, Schouten correu para agarrar Deroue pelas costas.