Topo

Afobada, atual campeã Ostapenko cai na primeira rodada do Aberto da França

27/05/2018 18h49

TENIS-ROLANDGARROS-OSTAPENKO:Afobada, atual campeã Ostapenko cai na primeira rodada do Aberto da França

PARIS (Reuters) - Jelena Ostapenko se tornou a sexta campeã de Grand Slam a cair na primeira rodada na defesa de seu título neste domingo, ao perder para Kateryna Kozlova no Aberto da França.

Sempre pouco à vontade na principal quadra de Roland Garros, a tenista número cinco do mundo foi derrotada por 7-5 e 6-3 diante de uma ucraniana que vencera os dois duelos anteriores entre elas.

Desde que Anastasia Myskina caiu na primeira fase do torneio de 2005, o Aberto da França não perdia uma campeã tão cedo e a jovem de 20 anos saiu da quadra com a cabeça baixa, lamentando o que chamou de "dia terrível".

Ao perder, Ostapenko se juntou a um grupo seleto que tem nomes como Myskina, Steffi Graf, Jennifer Capriati, Svetlana Kuznetsova e Angelique Kerber, todas tendo perdido na primeira rodada de Grand Slams após serem campeãs no ano anterior.

Kozlova, competindo com uma grande bolha no calcanhar que a forçou a um intervalo médico no final do primeiro set, mereceu a vitória, jogando com potência e compostura, um contraste em relação à afobação da atual campeã.

"Obviamente, é ótimo... Eu não esperava nada da partida. Apenas aproveitei cada momento na quadra porque, antes, não tinha certeza se seria capaz de jogar no Aberto da França", disse Kozlova, citando uma lesão no joelho que a deixou de fora do tênis por um tempo.

"Então eu estava feliz de estar na quadra e competir. Foi muito importante para mim. E, no final, o resultado surge e é simplesmente incrível."

Incrível para Kozlova, triste para Ostapenko, cujos olhos procuravam o box do treinador em todas as oportunidades.

No ano passado, ela brilhou em Paris ao erguer o título com um estilo envolvente e um comportamento alegre e sorridente.

No mesmo palco onde em 2017 ela tornou um hábito vencer partidas aparentemente perdidas, este ano, contudo, ela mostrou pouco brio.