Brasil conhece adversários do torneio olímpico de handebol feminino

A Federação Internacional de Handebol (IHF) sorteou os grupos dos torneios olímpicos de Paris-2024 nesta terça-feira (16). O Brasil, que classificou apenas sua equipe feminina, estará no grupo B, ao lado de Angola, Espanha, Hungria, Holanda e a anfitriã França. A competição se iniciará em 25 de julho, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Para o sorteio, as 12 equipes participantes foram divididas em seis potes com dois países cada. O Brasil estava no pote 5, ao lado da Dinamarca, e obrigatoriamente iria cair em um grupo com quatro europeus. Das 12 equipes participantes no torneio feminino, nove são do Velho Continente. Os demais países são Angola e Coreia do Sul - que estavam no pote 6 -, além do próprio Brasil.

Quis o sorteio que o Brasil caísse no grupo B, com a França, atual campeã olímpica e mundial e que jogará em casa; a Holanda, campeã mundial em 2021; a Espanha, vice-campeã mundial em 2011 e medalhista de bronze em Londres-2012; e a Hungria, que tem três medalhas olímpicas e um título mundial no histórico, mas não vive um bom momento. Além deles, estará a Angola, tetracampeã africana.

O grupo A conta com Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Noruega e Suécia. Destas, Noruega, Dinamarca e Suécia chegaram nas semifinais do Mundial em dezembro do ano passado. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam às quartas de finais, em que o primeiro de uma chave enfrenta o quarto da outra e, assim, sucessivamente.

Ordem indefinida

A ordem dos jogos ainda não foi definida, mas é certo que o primeiro jogo acontecerá em 25 de julho, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Os jogos poderão ser às 04h, às 06h, às 09h, às 11h, às 14h ou às 16h (sempre no horário de Brasília). A depender do horário, o handebol feminino poderá marcar a estreia oficial do Brasil em Paris-2024.

Depois de 25 de julho, que será numa quinta-feira, as meninas voltarão a jogar no dia 28, um domingo. A partir daí, vão intercalar um dia de descanso e um dia de jogo até 3 de agosto, quando acabará a primeira fase. As quartas de finais acontecerão em 6 de agosto, com as semifinais no dia 8 e a disputa de bronze a final no dia 10, um sábado antes do encerramento do megaevento.

Campeão mundial em 2013, o Brasil busca uma medalha olímpica inédita no handebol feminino. A equipe comandada por Cristiano Rocha garantiu sua vaga em Paris-2024 após o ouro em Santiago-2023. Em Olimpíadas, o Brasil chegou às quartas de final em Londres-2012 e na Rio-2016. Na última edição, caiu na fase de grupos. No ano passado, a seleção foi nona colocada no Mundial da Escandinávia.

Continua após a publicidade

Grupos do handebol em Paris-2024:

FEMININO
Grupo A: Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Noruega e Suécia
Grupo B: Angola, Brasil, Espanha, França, Holanda e Hungria

MASCULINO
Grupo A:
Alemanha, Croácia, Eslovênia, Espanha, Japão e Suécia
Grupo B: Argentina, Dinamarca, Egito, França, Hungria e Noruega

Deixe seu comentário

Só para assinantes