Brasil perde para Alemanha na Billie Jean King Cup

A equipe brasileira perdeu novamente para a Alemanha no qualifying da Billie Jean King Cup. Após duas vitórias alemãs no primeiro dia do confronto, o Brasil até conseguiu um ponto com a vitória de Bia Haddad Maia sobre a Anna-Lena Friedsman por 5/7, 6/0 e 6/1. Mas na sequência, Carol Meligeni Alves perdeu por 6/1, 2/6 e 6/3 para Laura Siegmund. Assim, a Alemanha venceu o confronto por 3 a 1, avançando para a fase final da BJK Cup.

O duelo contra a Alemanha começou com duas partidas de simples na sexta-feira (12). Bia Haddad Maia jogou mal e perdeu para Laura Siegemund, enquanto Laura Pigossi foi superada por Tatjana Maria em um jogo de três sets. Dessa forma, a Alemanha abriu 2 a 0 no confronto, fazendo com que o Brasil precisasse ganhar as três partidas deste sábado para ficar com a vaga na fase final da Billie Jean King Cup. Mas Bia Haddad Maia perdeu o terceiro jogo do confronto, deixando o Brasil sem chances de reverter o resultado.

Bia se reencontra em quadra

A Alemanha fez uma mudança na escalação para a terceira partida, escalando Anna-Lena Friedsman (117ª do ranking da WTA) para enfrentar Bia Haddad Maia (13ª). Diferente do jogo de ontem, Bia Haddad Maia começou melhor na partida, cometendo menos erros na hora de definir os pontos. Dessa forma, a brasileira abriu 4 a 0 no primeiro set, com dois break points. Mas a alemã devolveu as duas quebras e ganhou três games seguidos para ganhar o set por 7/5.

A Bia Haddad do início do jogo voltou para o segundo set. Com uma energia diferente em quadra, puxando a torcida, a brasileira dominou a parcial e aplicou um pneu em Friedsman para empatar o jogo. No terceiro set, Bia continuou melhor do que a alemã, vencendo a parcial por 6/1 para ganhar o primeiro ponto do Brasil no confronto.

Substituição no Brasil

A princípio, Laura Pigossi estava escalada para a quarta partida. Mas a medalhista olímpica, que sentiu um desconforto muscular durante a partida de sexta-feira, foi substituída por Carol Meligeni Alves para o duelo contra Laura Siegemund. Em um confronto com mais de 200 posições de diferença no ranking da WTA, a alemã entrou como favorita e dominou o primeiro set, onde Carol não conseguiu confirmar o seu serviço e perdeu por 6/1.

Mas a brasileira voltou com uma postura diferente no segundo set. Jogando bem contra o saque da alemã, Carol quebrou duas vezes o serviço de Siegemund para vencer a parcial por 6/2. Na terceira parcial, Laura abriu 3 a 0 no início da parcial. Carol Meligeni Alves teve chance empatar a parcial, mas Siegemund fechou o jogo com um 6/3.

Com a vitória no confronto, a Alemanha está classificada para o grupo mundial da Billie Jean King Cup. Os jogos da fase final acontecerão em novembro, na Espanha. Já o Brasil irá jogar os playoffs, também no final do ano, para garantir um lugar no qualifying da BJK Cup de 2025.

Deixe seu comentário

Só para assinantes