Guilherme Schimidt fatura o bronze no Grand Slam de Antalya

O brasileiro Guilherme Schimidt conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Antalya de judô, na Turquia, neste sábado (30). Ele venceu duas lutas preliminares, perdeu nas quartas de final e se recuperou na repescagem antes de derrotar o italiano Antonio Espósito pelo duelo decisivo na categoria até 81kg. Ainda neste dia, Luana Carvalho (70kg) terminou em sétimo lugar.

Quarto colocado do ranking mundial, Guilherme Schimidt foi o atelta mais bem ranqueado do Grand Slam de Antalya. Ele iniciou sua participação na segunda rodada, vencendo o jamaicano Max Stewart ao forçar três shidôs ao adversário. Em seguida, Schimidt conseguiu um waza-ari seguido de ippon contra o dominicano Medickson Del Orbe Cotorreal e avançou às quartas de final.

Já nas quartas, o brasileiro acabou superado pelo russo David Karapetyan, por waza-ari, e teve que ir para a repescagem. Por lá, enfrentou o turco Vedat Albayrak e ganhou porque o adversário recebeu três punições. Assim, Schimidt foi à disputa de bronze, onde bateu o italiano Antonio Esposito. O brasileiro conseguiu um rápido waza-ari e imobilizou o adversário nos segundos finais, vencendo por ippon.

Esta foi a primeira medalha de Guilherme Schimidt na temporada, depois de ter passado em branco no Grand Slam de Paris e no Grand Prix da Áustria. Este é o seu quarto pódio em Grand Slams, depois de dois ouros e uma prata. Sua última conquista em uma competição deste nível havia sido em junho do ano passado, com a prata em Astana, no Cazaquistão.

Além disso, esta foi a segunda medalha do Brasil nesta edição do Grand Slam de Antalya de judô. No primeiro dia, Jéssica Lima conquistou a medalha de prata na categoria até 57kg, ao perder a final para a canadense Christa Deguchi.

Outros brasileiros

Outros sete brasileiros competiram neste sábado no Grand Slam de Antalya. Destes, o melhor resultado veio com Luana Carvalho (70kg), que venceu a turca Sila Korkmaz (ippon) e a venezuelana Elvismar Rodriguez (shidôs) antes de cair nas quartas de final para a australiana Aoife Coughlan (shidôs). Ela foi para a repescagem, mas também perdeu para a holandesa Kim Polling ao receber três shidôs. Assim, a brasileira terminou em sétimo lugar.

Pela categoria até 63kg feminina, Ketleyn Quadros venceu uma luta, diante da polonesa Natalia Kropska. Ela chegou a ter um waza-ari de desvantagem, mas conseguiu a virada com um ippon. A medalhista olímpica perdeu nas oitavas de final para a russa Dali Liluashvili, por waza-ari. Na mesma categoria, Nauana Silva venceu a turca Ezgi Karademir e perdeu para a japonesa Miku Takaichi.

Ainda na categoria até 81kg masculino, a mesma de Guilherme Schimidt, Pedro Medeiros venceu o belga Jarne Duyck na estreia e perdeu para o turco Musa Simsek na sequência. Já Kaillany Cardoso (70kg), Vinicius Ardina (73kg) e Michael Marcelino (73kg) perderam ainda na primeira rodada.

Continua após a publicidade

Mais cinco brasileiros competirão neste domingo (31), no terceiro e último dia de disputas do Grand Slam de Antalya de judô. Trata-se de Marcelo Gomes (90kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg). Beatriz Souza (+78kg) estava inscrita, mas foi poupada por conta de uma lesão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes