Brasil perde para Alemanha e fica fora do basquete feminino em Paris-2024

Depois de perder pela Austrália e pela Sérvia, o Brasil foi derrotado pela Alemanha, hoje (11), e deu adeus ao sonho de ir às Olimpíadas de Paris. A seleção brasileira foi superada pelas europeias pelo placar de 73 a 71.

Como foi o jogo

O Brasil começou muito mal. Nervoso e precipitado, o time errou seus seis primeiros arremessos, enquanto a Alemanha acertou cinco em oito tentativas e abriu rapidamente 11 a 0.

Aos poucos, o Brasil foi entrando no jogo. No segundo quarto, a reação do Brasil continuou, e Tainá Paixão voltou a deixar a equipe apenas três pontos atrás em 24 a 21. Contudo, depois de alguns erros ofensivos e três ataques extremamente precisos da Alemanha, a vantagem voltou a dez pontos: 31 a 21.

Neste momento, José Neto decidiu mudar a forma de jogar da seleção brasileira e colocou em quadra um time mais leve com Cacá, Tainá Paixão, Leila, Sassá e Damiris.

Com ótima atuação de Tainá Paixão, que marcou 11 pontos no período, o Brasil encostou no placar. O empate veio em uma cesta de Damiris, que sofreu falta na jogada, acertou o lance livre e deixou tudo igual em 35 a 35. No finalzinho, no entanto, a Alemanha voltou a escapar e foi para o intervalo vencendo por 39 a 35.

Na volta do intervalo, as jogadoras do Brasil entraram em quadra sabendo da difícil missão que teriam pela frente. Além de tirar os quatro pontos conseguidos pela Alemanha nos dois primeiros quartos, era preciso ainda colocar mais oito de vantagem para carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O começo do período não poderia ser melhor com uma bola de três de Damiris, que reduziu a diferença para um ponto. Na tentativa de virar o jogo e conseguir a vantagem necessária, o Brasil forçou os arremessos do perímetro, mas sem sucesso.

Se por fora estava difícil, Kamilla Cardoso então assumiu a responsabilidade. A pivô marcou uma sequência de nove pontos seguidos e a diferença caiu para 49 a 47. Liderada por Satou Sabally, a Alemanha sempre deu um jeito de se desgarrar no placar.

No fim do período, Tainá Paixão acertou dois lances livres, mas a Alemanha ainda tinha a vantagem: 57 a 54.

Continua após a publicidade

Faltando pouco mais de cinco minutos para o fim do jogo, Kamilla Cardoso, que tinha quatro faltas, voltou ao time, mas quem empatou o jogo foi Stephanie Soares em uma bandeja: 61 a 61. O Brasil finalmente passou a frente com um arremesso de Damiris.

O Mangueirinho pegou fogo e, em dois lances livres de Kamilla Cardoso, a diferença chegou a 65 a 61. O Brasil manteve a vantagem com uma jogada individual de Tainá Paixão, mas, quando o placar era de 67 a 63, Kamilla Cardoso cometeu a quinta falta e saiu do jogo.

Sem a pivô, a Alemanha virou o jogo de novo e conseguiu vencer por 73 a 71 e garantir vaga pela primeira vez na história no basquete feminino dos Jogos Olímpicos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes