Topo

Sporting larga em vantagem, mas Benfica busca empate no Campeonato Português

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

15/01/2023 17h08

Em jogo muito equilibrado, Sporting e Benfica empataram em 2 a 2 neste domingo, 15, no Estádio da Luz. Os Leões estiveram em vantagem duas vezes, mas rapidamente os Encarnados conseguiram empatar e controlar o duelo. Trincão e Pedro Gonçalves marcaram para os visitantes, enquanto Gonçalo Ramos fez os dois gols dos líderes do Campeonato Português.

Benfica e Sporting fizeram um começo de jogo morno. Com as defesas se sobressaindo, os times tiveram bastante trocas de passes, perdas de bola e nenhuma finalização. A partir dos 20 minutos, os donos da casa se organizaram melhor e assustaram duas vezes seguidas. Aos 19', Enzo Fernandez lançou João Mário, livre, que dominou e bateu para Adan defender. No lance seguinte, Rafa Silva foi lançado, ganhou de dois marcadores e chutou para nova defesa do goleiro dos Leões.

A chance mais clara do Sporting acabou entrando no gol. Aos 27', Pedro Porro fez grande jogada pela direita, trabalhou com Marcus Edwards, que cruzou para Trincão empurrar para o gol. A desvantagem fez com que o Benfica ficasse mais ativo no campo de ataque, rondasse a área e chegasse ao empate nos 36'. Rafa Silva recebeu passe, se livrou de três marcadores e cruzou para Gonçalo Ramos desviar e deixar tudo igual.

Sem muitas emoções, o jogo foi para o intervalo empatado, mas não demorou muito para o Sporting abrir vantagem novamente. Logo nos minutos iniciais da etapa final, os Leões começaram pressionando e contaram com a ajuda do VAR para serem premiados com um pênalti. Em jogada trabalhada próximo da área, Paulinho recebeu, girou e foi derrubado por Antônio Silva. Após assistir o lance no vídeo, o árbitro marcou a penalidade, Pedro Gonçalves bateu e colocou os visitantes em vantagem por 2 a 1.

O Benfica voltou a pressionar com a desvantagem no placar e empatou aos 18 minutos. João Mário recebeu na esquerda, passou para Grimaldo, que cruzou e encontrou Gonçalo Ramos livre na área para fazer o segundo dele. Diferente do que aconteceu nos dois gols anteriores, os Encarnados passaram a ficar mais com a bola. Mesmo que o jogo ficou mais aberto, os donos da casa rondam a área, conseguiam contra-atacar, mas encontraram uma boa defesa do Sporting, que blindou Adan e cortou todo perigo.

Nos últimos 20 minutos de jogo, Benfica e Sporting mudaram os times, tentaram, mas pouco fizeram. Os Benfiquistas controlavam totalmente a posse de bola, os Leões tentavam sair em contra-ataque, mas não encontravam espaço para isso. Sem nenhuma finalização clara ou perigosa, o jogo terminou empatado.

Com a vitória, o Benfica vai aos 41 pontos na liderança, enquanto o Sporting segue com 29, na quarta colocação. Os Encarnados voltam a entrar em campo pelo Campeonato Português no próximo sábado, 21, às 15h (de Brasília), contra o Santa Clara. Os Leões recebem o Vizela na sexta, 20, às 18h15.