Flamengo completa 127 anos; conheça a história de fundação do clube
Dias após conquistar dois títulos importantes e festejar com a torcida no Centro do Rio de Janeiro, o Clube de Regatas do Flamengo completa 127 anos de história. Seis jovens remadores não poderiam imaginar a proporção do que aquele pequeno grupo se tornou, e que hoje representa mais de 40 milhões de torcedores.
+ Flamengo anuncia renovação de contrato de Filipe Luís até dezembro de 2023
+ Flamengo é o time que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira na 'Era Tite'
Na noite de 17 de novembro de 1895, na casa de número 22 da Praia do Flamengo, seis jovens remadores fizeram uma reunião para a fundação oficial do Grupo de Regatas do Flamengo. Naquela mesma ocasião ficou definida a primeira diretoria, e que a data oficial de fundação seria 15 de novembro, para bater com o feriado nacional da Proclamação da República.
Porém, apesar de hoje ser reconhecido pelo vermelho e preto, o Flamengo nem sempre teve essas cores. O início do Grupo de Regatas foi vestindo amarelo ouro e azul. No entanto, desbotavam fácil nas águas da Baía e o tecido importado da Inglaterra era muito caro. Por conta disso, Nestor de Barros, um dos fundadores, sugeriu a alteração, e no dia 23 de novembro de 1896, as cores foram oficialmente alteradas para o vermelho e preto.
Diante do crescimento, em 28 de outubro de 1902, o Grupo de Regatas se transformou em Clube de Regatas do Flamengo. A data se tornou simbólica, já que também é comemorado o dia de São Judas Tadeu, padroeiro do clube.
No fim do século XIX e início do século XX, o esporte mais popular no Rio de Janeiro era o remo. Por conta disso, o Flamengo ficou restrito à prática do esporte aquático durante alguns anos. Até que em 1911, um desentendimento interno no Fluminense motivou jogadores a trocar de clube. Foi quando Alberto Borgerth fez a proposta para criar uma seção de futebol no Rubro-Negro. No dia 8 de novembro daquele ano, foi criado o Departamento de Esportes Terrestres rubro-negro.
A primeira partida de futebol do Flamengo aconteceu no dia 3 de maio de 1912. Goleada por 15 x 2 sobre o Mangueira, no campo da América. A escalação rubro-negra naquele jogo foi Baena, Píndaro e Nery; Coriol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth.
O primeiro troféu no futebol foi conquistado em 1914. O Flamengo ganhou seu primeiro Campeonato Carioca, vencido com uma rodada de antecedência, após a vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense. Hoje, o Rubro-Negro é o maior campeão estadual com 37 títulos.
A primeira camisa do futebol do Flamengo tinha um estilo diferente. A pedido da equipe de remo, que não aceitava usar o mesmo uniforme da seção de esportes terrestres, os jogadores veestiram um manto que ficou eternizado e conhecido “Papagaio de Vintém”, quadriculada em vermelho e preto.
O time de futebol passou a usar outro manto em 1914. Este novo uniforme tinha listras horizontais vermelhas e pretas e faixas brancas mais finas. Com isso, foi apelidado de cobra coral devido à sua semelhança com o padrão do animal. Em 1916, a camisa passou a ter apenas listras horizontais rubro-negras.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Décadas se passaram e o Flamengo foi conquistando mais adeptos, títulos e se tornando uma das principais instituições esportivas do Brasil e do mundo. Hoje, o clube possui vários esportes, como basquete, onde é multicampeão nacional e internacional, vôlei, natação, ginástica artística, judô, karatê, nado artístico, polo aquático, futebol americano, além do remo e do futebol.
E como se não bastasse uma história riquíssima e muita tradição, o Flamengo passa por um dos melhores momentos em todos os 127 anos de sua existência. No futebol, o Rubro-Negro acaba de conquistar o tricampeonato da Libertadores e o tetracampeonato da Copa do Brasil, além de octa brasileiro conquistado há duas temporadas e outros títulos como Supercopa e Recopa Sul-Americana.
No basquete, o Flamengo se consolidou como uma das principais equipes do continente e conquistou no ano passado a Champions League das Américas. Nesta temporada, o Rubro-Negro venceu o título Mundial e é o maior campeão do NBB.
Em outras modalidades, o Rubro-Negro também segue colecionando momentos inesquecíveis. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, quatro atletas do Flamengo conquistaram medalhas: a ginasta Rebeca Andrade conquistou um ouro e uma prata para o Brasil; na canoagem, Isaquias Queiroz foi campeão olímpico; e no vôlei, a ponteira Ana Cristina faturou a prata com a seleção brasileira.