Topo

BR6 2022: Team Liquid divide liderança com Black Dragons no Campeonato Brasileiro

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

04/10/2022 11h35

Tabela da competição continua embolada e vagas para torneio continental serão decididas na Super Semana

A terceira semana do Campeonato Brasileiro de Rainbow Six Siege 2022, BR6, terminou no domingo (2) e foi marcada por confrontos entre equipes que buscam vaga para disputar a última Copa Elite Six da América do ano.

O destaque desta rodada foi a Team Liquid, que voltou ao G4 após duas vitórias. A equipe, que passou por mudanças após a aposentadoria de Paulo "psk1" e entrada de Lorenzo "Lagonis", conseguiu demonstrar uma consistência que não se viu durante a temporada. Outra novidade foram as duas vitórias inéditas da TropiCaos na elite do Rainbow Six Siege brasileiro, que possibilitam a equipe sonhar com uma vaga na "Libertadores do R6".

Com o fim da terceira semana, a tabela de classificação do terceiro turno do BR6 2022 ficou assim: a Team Liquid retoma a liderança, com doze pontos, seguida por Black Dragons – com a mesma pontuação. FaZe Clan e W7M Esports fecham o G4, ambas com 11 pontos. Fora da zona de classificação estão MIBR (10), FURIA e Team oNe empatadas com 9, seguidas por TropiCaos (6), Ninjas in Pyjamas (6) e fechando a tabela, 00 Nation(4).

Sábado (1º/10)

W7M 7×4 Black Dragons 

Na abertura da terceira semana do BR6, W7M Esports e Black Dragons se enfrentaram no mapa Clube. O duelo começou equilibrado, com cada equipe pontuando nos dois primeiros rounds. Mas foram os Bulls que obtiveram vantagem mais expressiva, com defesas sólidas para anular a BD e abrir 4 a 1, antes da BD pontuar e buscar uma reação. Na virada de lados, os Dragões responderam com boas defesas para empatar o marcador. Porém, a líder geral do BR6 2022 foi eficaz nos ataques e, com direito a round perfeito, buscou a vitória por 7 a 4.

Após o triunfo, Gustavo "HerdZ" destacou a fase de adaptação vivida pela equipe: "Não tem sido um momento fácil, principalmente pela mudança na line-up. Mas dentro do servidor, com um ajudando o outro, conseguimos vencer equipes boas, como a Team Liquid na semana passada e hoje a Black Dragons. Com a bagagem que conquistamos, mantivemos a calma e saímos com a vitória".

Team Liquid 7×4 FURIA

No Oregon, Team Liquid e FURIA mediram forças em busca do G-4 da competição. A Cavalaria teve um início forte, apesar da desvantagem numérica em alguns momentos, e levou os quatro rounds iniciais. O ataque da Pantera reagiu com rapidez e tirou o ímpeto adversário na primeira metade. A FURIA parecia se recuperar no jogo, até um clutch decisivo de Gabriel "Ask" contra Rennan "R4re" retomar o ritmo da Cavalaria. Apesar de um ace de Diogo "Fntzy", a Pantera parou em um 4k de Ask, que decidiu a vitória da Liquid por 7 a 4.

Lorenzo “Lagonis” comentou sobre como a equipe lidou com uma tentativa de recuperação da FURIA: “Eles já estavam um pouco afobados, e o desejo de fechar rápido a partida nos atrapalhou, faltou jogar um pouco mais calmo. Depois, no ataque, soubemos cadenciar e agressivar no momento certo.” O jogador também falou sobre sua convivência com Gabriel “Ask”, com o qual criou uma amizade mais sólida desde que chegou à organização.

00 Nation 6×8 TropiCaos 

O terceiro confronto do dia do BR6 contou com 00 Nation e TropiCaos. No mapa Mansão, a TropiCaos manteve uma defesa sólida para neutralizar os ataques da ZeroZero e vencer os quatro primeiros rounds. Após pausa tática, a Nação reagiu e diminuiu o placar para 4 a 2. Na segunda metade, a 00 Nation continuou com o bom momento para empatar a partida. O duelo ficou parelho nos rounds finais, com vitórias alternadas entre as equipes até a chegada do overtime. Na prorrogação, a TropiCaos foi eficiente nas estratégias para superar o adversário e conquistar o primeiro triunfo neste turno por 8 a 6. 

João "DRUNKKZZ" comentou que, apesar do placar apertado, a partida esteve sob controle: “Como já jogamos contra eles no Mansão em outras oportunidades, tudo que esperávamos eles fizeram. Depois do pause, ter um pouco mais de agressividade nos ataques foi importante para a vitória”. A respeito do restante da temporada, DRUNKKZZ aposta em um misto de luta pela classificação e no foco em potencializar o coletivo da equipe.

Ninjas in Pyjamas 2×7 FaZe Clan 

Na quarta partida do dia do BR6, Ninjas in Pyjamas e FaZe se enfrentaram no mapa Chalé. Ao iniciar no ataque, a FaZe começou com um ritmo forte e conseguiu emplacar seis pontos consecutivos, com direito a um round perfeito e uma triple kill de Leonardo "Astro". Após a virada de lados, os Ninjas ainda esboçaram uma reação, anotando dois pontos seguidos. Porém, isso não foi problema para os adversários, que, logo em sequência, tiveram uma defesa bem sucedida e garantiram a vitória por 7 a 2.

Após os três pontos conquistados, Gabriel "camer4man" comentou sobre o diferencial da equipe: "Estamos muito preparados com o nosso map pool, por isso saímos em vantagem a partir disso. Com um time muito coeso como o nosso, conseguimos aproveitar o mapa e punir o estilo de jogo agressivo da NiP".

Team oNe 7×8 MIBR 

Para fechar o sábado no BR6, Team oNe e MIBR duelaram no mapa Fronteira. Os Golden Boys começaram com um ataque ajustado, conquistando os três primeiros pontos. Após um pause tático, o MIBR e igualou o marcador. Na mudança de lados, a Team oNe retomou a vantagem, mas um 3k de Felipe "FelipoX" empatou o duelo novamente. Um clutch de Gabriel "Maia" contra FelipoX conduziu a oNe ao matchpoint, mas negado na sequência pelo ataque do MIBR, forçando a prorrogação. No overtime, a Team oNe saiu na frente, mas o MIBR se recuperou, acertou as jogadas para virar o placar e vencer por 8 a 7.

Kaique "Faallz" comentou sobre a escolha do mapa e a organização do MIBR para a partida: "Estávamos preparados para o Fronteira, um mapa em que é difícil punir a agressividade logo no início. Com exceção do início, o placar esteve acirrado a todo momento e conseguimos manter a calma mesmo nos rounds em que perdíamos. Isso foi um diferencial para o confronto".

Domingo (2/10)

Team Liquid 7×2 Team oNe

Na abertura dos jogos de domingo, a Cavalaria enfrentou os Golden Boys no mapa Arranha-Céu. As três primeiras rodadas foram marcadas por uma defesa sólida da TL, que anulou as entradas do adversário. A oNe reagiu com uma rodada perfeita, mas não foi capaz de tirar a vantagem da Liquid na primeira metade. Pela virada de lados, a Team Liquid demonstrou o mesmo trabalho em equipe apresentado na defesa e chegou ao ponto decisivo. A equipe da Cavalaria fechou o mapa em uma situação de desvantagem em que Lucas "Paluh", também MVP da partida, efetuou um 1×3 para trazer a vitória por 7 a 2.

Lorenzo "Lagonis", IGL da Cavalaria, comentou sobre a escolha do mapa: "Esperávamos jogar Arranha-Céu, pois quando estava na Team oNe a gente costumava banir esse mapa. Agora na Liquid, treinamos bastante para surpreender os adversários". O jogador também comentou que a sua posição como IGL da equipe vem trazendo grandes mudanças para a Cavalaria ao trazer mais energia e organização durante os jogos.

Black Dragons 7×3 00 Nation

Banco foi o mapa escolhido para o confronto entre os Dragões e a ZeroZero. Em um ataque sincronizado e estruturado, a BD fechou a primeira rodada com perfeição. A 00 reagiu com um belo controle de tempo e conquistou o primeiro ponto. A partida continuou acirrada na primeira metade, mas a Black Dragons conseguiu se sobrepor na partida e largou na vantagem de 4 a 2. A Nation esboçou uma reação na troca de lados, mas a BD se recuperou rapidamente e fechou o placar em 7 a 3, não deixando brechas para o adversário reagir.

"A partida foi tranquila para o nosso lado. Sabíamos como a ZeroZero jogaria, com um estilo mais lento e adaptamos para melhorar nosso desempenho", comentou Felipe "nade" no final do jogo. O atleta aproveitou para ressaltar que a classificação para a Copa Elite Six depende apenas da equipe e que neste turno eles estão mais preparados e não deixarão essa vaga escapar.

FaZe Clan 1×7 FURIA

FaZe e Pantera também se enfrentaram no Banco, mapa em que as duas equipes têm ótimo retrospecto. A primeira metade desse jogo no BR6 foi marcada por um domínio absoluto por parte da defesa da FURIA, ao ganhar todas as rodadas disputadas, com destaque para jogadas individuais de toda equipe da Pantera. Na virada de lados, a FaZe conseguiu pontuar, mas logo em seguida a FURIA fechou o placar em 7 a 1, levando a equipe respirar mais na tabela.

Ao final da disputa, Diogo "FNTZY" exaltou a vitória: "Esse turno não estava muito bom para a gente, mas hoje conseguimos ser a equipe que os fãs estão acostumados a ver, com muita agressividade e miniplays bem executadas. O jogador também exaltou a qualidade de seus companheiros, que foram essenciais em diversos momentos da partida com jogadas individuais.

W7M Esports 8×6 Ninjas in Pyjamas

W7M e Ninjas mediram forças no mapa Clube. O início do jogo foi movimentado para ambas equipes, com trocas de rounds. Entretanto, os Bulls conseguiram duas rodadas consecutivas para abrir 4 a 2 no placar. Na virada de lados, a NiP devolveu o resultado e levou a partida para a prorrogação. No overtime, os Touros não tomaram conhecimento dos Ninjas e saíram com a vitória por 8 a 6.

 "Vacilamos algumas rodadas, o que acabou prejudicando nossa equipe, mas a gente  sabia que estávamos melhores na partida. Conversamos entre nós, corrigimos os erros e conseguimos finalizar a partida no overtime", comentou João "JV92". O jogador dos Bulls também exaltou o papel de seu companheiro JULIO, que ajudou com a leitura da partida sobre o ex-time.

MIBR 5×7 TropiCaos

O último confronto do fim de semana no BR6 foi disputado no mapa Banco. A Caos perdeu a primeira rodada, mas reagiu logo em seguida, aplicando três rodadas de vitória consecutivas, com execuções coletivas aplicadas com perfeição pelo lado atacante. O MIBR respondeu, mas não foi capaz de parar o ataque da TropiCaos na primeira metade. Na virada de lados, o MIBR começou pontuando novamente e chegou ao empate em seguida, mas não foram capazes de furar a defesa da TropiCaos, que chegou a sua primeira vitória perfeita na competição. 

Pedro "PpWs", jogador da TropiCaos, exaltou o trabalho que a equipe fez neste fim de semana: "Nossa equipe está muito mais paciente e estamos tendo uma melhora no nosso desempenho. Estamos cometendo menos erros durante os rounds e jogando mais tranquilamente, o que facilita para todos".