Topo

Palmeiras encara fantasma de 2009 contra o Flamengo pelo Brasileirão

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

15/08/2022 17h57

No próximo domingo (21), Palmeiras e Flamengo se enfrentam no Allianz Parque pelo Brasileirão. O líder e o segundo time mais forte do torneio chegam ao jogo após uma série de seis vitórias consecutivas para ambos os clubes. No sábado (13), o verdão derrotou o Corinthians na Neo Quimica Arena e, até aqui, venceu todos os clássicos nos pontos corridos e fora de casa. Já o time carioca goleou o Athletico Paranaense no domingo (14) e subiu de posição na tabela do campeonato.

O confronto entre os clubes no próximo final de semana acordou um fantasma que assombra os palmeirenses desde 2009. Acontece que no Campeonato Brasileiro daquele ano, o time alviverde, que liderou por um longo tempo até a 33ª rodada, finalizou o campeonato em 5º lugar, perdendo a liderança para o Flamengo que estava há exatos nove pontos de distância, a mesma em que se mantém hoje.

Na circunstância, haviam apenas mais nove jogos para que o rubro-negro se reerguesse. O clube se encontrava em 6º lugar e só na 37ª rodada conseguiu a liderança. O Palmeiras, que era líder desde a 21ª rodada, teve uma sequência de tropeços, com empates (2×2 em casa contra o Avaí) e derrotas (3×0 para o Náutico, em Recife) e foi perdendo forças.

O campeonato desse ano ainda está há mais de 10 rodadas de acabar e, apesar da distância ser a mesma do que há 13 anos, o time carioca se encontra em segundo lugar. A situação serve como apoio motivacional para o elenco carioca que pode enxergar como uma oportunidade de repetir a história vista em 2009. Por outro lado, o Palmeiras de Abel Ferreira vem tendo bons resultados e a vitória o deixará cada vez mais próximo do título.

Os dois clubes são fortes candidatos para a conquista dessa taça, mas o Palmeiras possui um pouco mais de vantagem. De acordo com a análise do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) os dados mostram 78,5% de chances ao porco.

Essa semana, o time da Barra Funda se recupera fisicamente e se prepara para o confronto do domingo. Enquanto isso, o Flamengo reencontra o Athletico Paranaense pelo jogo de volta da Copa do Brasil.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook