Topo

Campeão mundial do jiu-jítsu, Leandro Lo morre baleado em festa

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

07/08/2022 12h30

Uma tragédia atingiu o mundo da luta na madrugada de sábado (6) para domingo (7). Um dos maiores nomes do jiu-jítsu na atualidade, Leandro Lo, faleceu ao ser baleado durante festa realizada em um clube de São Paulo.

Segundo informações do Combate, o boletim de ocorrência relata que o tiro teria sido disparado pelo policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo. O ato, na descrição do documento, aponta uma discussão prévia entre o PM e o lutador durante uma festa no Clube Sírio, que poderia ser o ponto de partida para os disparos.

No B.O., é relatado que Velozo teria ido até a mesa em que Lo estava após uma discussão entre ambos e teria pego uma garrafa. O lutador se levantou, tirou a garrafa do PM e o aplicou um golpe de jiu-jítsu para imobilizá-lo. Os dois foram separados e amigos de Leandro chegaram a pedir para que ‘deixasse quieto’. O policial se levantou e teria dado a volta na mesa antes de desferir o tiro, este atingindo o lado esquerdo da testa. Ivã Siqueira Júnior, advogado do lutador, confirmou o relatado no boletim.

Leandro Lo chegou a ser internado no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, no Jabaquara (zona sul de São Paulo). Durante a manhã, Siqueira revelou a morte cerebral do lutador, mas a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a pedido da família, não revelou boletins com o estado de saúde deste.

O Sírio também não deu declarações oficiais sobre a confusão. O relato do boletim de ocorrência registrou inicialmente o crime como tentativa de homicídio e identificou Velozo como o autor, com este foragido até o momento, de acordo com as informações.

Leandro tinha 33 anos e se tornou um dos maiores nomes do jiu-jítsu na atualidade. Octacampeão mundial da arte suave, o lutador também conquistou oito Pan-Americanos e cinco Copas do Mundo. Seu último título mundial fora conquistado em 2022, entre os meio-pesados e iria, segundo um amigo, participar de um torneio nos EUA nos próximos dias.