Topo

Red Bull encerra contrato com Juri Vips após comentário racista

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

28/06/2022 17h07

Nesta terça-feira (28), a Red Bull divulgou a rescisão do contrato de Juri Vips, piloto da Hitech na F2 e reserva da escuderia austríaca na F1. Na semana passada o jovem estoniano participou de uma live e proferiu uma sequência de comentários racistas e homofóbicos.

+ Hamilton responde racismo de Piquet 'precisamos mudar mentalidade'

Juri Vips, que era piloto de testes da Red Bull, estava em uma transmissão ao vivo com Liam Lawson no momento que proferiu as falas homofóbicas e racistas. Lawson é um piloto neozelandês que também está na base da RBR.

– Após investigação sobre um incidente online envolvendo Juri Vips, a RBR encerrou o contrato de Juri como piloto de testes e reserva. A equipe não apoia nenhuma forma de racismo – comunicou a RBR.

No mesmo dia da live a Red Bull anunciou a suspensão do piloto estoniano e que iniciaria uma investigação do ocorrido. Vips era o sétimo colocado no mundial de pilotos da F2, postou uma mensagem nas redes sociais pedindo desculpas.

– Eu desejo, sem restrições, pedir desculpa pela linguagem ofensiva utilizada durante uma transmissão hoje. Esta linguagem é inaceitável não traduz os valores e princípios que eu carrego. Arrependo-me profundamente das minhas ações e não é o exemplo que quero deixar. Vou cooperar com a investigação – publicou o estoniano, na ocasião.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Juri Vips era considerado uma, e se não, a maior joia da base de pilotos da Red Bull. O jovem estoniano de 21 anos começou sua carreira no kart onde teve um ótimo desempenho, foi campeão da F4 alemã em 2017 e, em 2018, foi anunciado pela escuderia austríaca para a academia de desenvolvimento.

Na academia o piloto teve rápido sucesso. Vips fez uma ótima temporada na F3 Europeia, em 2018, e terminou em quarto na média Motopark. Em 2019, ele conquistou o mesmo quarto lugar na F3, com a Hitech, que também não é uma das melhores equipes.

Em 2020 havia expectativa de alguns insiders da Fórmula 1 que o Vips pularia a F2 e iria para a categoria principal do automobilismo, na AlphaTauri. Helmut Marko e a Red Bull mandaram o estoniano para o Japão, na Super Formula, mesmo caminho traçado, por exemplo, por Pierre Gasly. Porém a pandemia de Covid-19 destruiu todo o plano.

Vips simplesmente não correu por causa das restrições de entrada no Japão, quase ficou parado no ano e só completou grid na Dams, na reta final da temporada 2020. Não tinha como subir para a F1 após ficar sem correr, praticamente. Por causa disso Yuki Tsunoda ganhou a vaga na AlphaTauri em 2021, como parceiro de Pierre Gasly.

Em 2021, como principal piloto da Hitech na F2, o estoniano fez uma boa temporada, porém terminou marcado por uma série de incidentes, como abandonos forçados por quebras, safety-car em horas erradas e outros problemas. O sexto lugar no final, não refletia a performance real do piloto naquela temporada.

Só que 2022 já vinha sendo muito difícil como um todo. Ainda que tenha feito testes na pré-temporada da F1 e assumindo a vaga de piloto reserva e de testes da Red Bull e da AlphaTauri, Vips caiu de rendimento na F2 e abandonou provas que pareciam vitórias certas, mais uma vez. Só que dessa vez por erros próprios e não problemas com o carro. A grande aposta da Red Bull acabou ficando ultrapassada.