Topo

Denver Broncos anuncia processo de venda da franquia

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

02/02/2022 21h12

Não é novidade que o esporte está cada vez mais envolvido com o mundo dos negócios, e não é e nunca foi diferente na NFL. Na última terça-feira, 1º de fevereiro, o Denver Broncos anunciou que irá entrar em processo de venda da franquia, segundo o próprio comunicado do presidente Joe Ellis (link) e da família proprietária do time.

O processo de venda está previsto para ser concluído ainda antes do início da próxima temporada. Segundo Ellis, a prioridade é que o comprador entenda a importância dos Broncos para seus torcedores e para a comunidade/mercado consumidor – o que deixa subentendido o desejo de manter a equipe alocada em Denver. A família Bowlen, atual proprietária, emitiu uma nota de agradecimento aos fãs e relembrou as conquistas que tiveram juntas de 1984 – quando Pat Bowlen comprou a franquia – até sua morte em 2019, incluindo 13 títulos de divisão, 7 títulos da AFC e 3 Super Bowls.

O sistema de franquias da NFL já é consolidado nos Estados Unidos, e atualmente um esquema parecido está dando seus primeiros passos no Brasil: os chamados clubes-empresa, incluindo a compra do Cruzeiro pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno e do Botafogo pelo empresário americano John Textor. A NFL possui seus 32 ‘sócios’, que são compostos por 31 proprietários e 1 conjunto de acionistas (Green Bay Packers), e todos os ‘sócios’ recebem partes iguais das cotas televisivas – para que não haja privilégio a mercados consumidores maiores (como NY e LA) – além de outros instrumentos para ensejar o equilíbrio técnico e financeiro, como o Draft, free agency, teto salarial e força de calendário (melhores equipes têm mais jogos entre si, e o mesmo vale às piores).

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

As equipes da NFL são avaliadas entre as mais valiosas dentre todos os esportes. O Dallas Cowboys, além de ser a franquia da NFL com mais valor de mercado, também é a franquia esportiva mais valiosa do mundo (estimada em 6,5 bilhões de dólares), estando a frente de equipes de futebol com alcance mundial – como Real Madrid, Barcelona e Manchester United. Já a mais ‘barata’, o Buffalo Bills, está avaliada em US$ 2,27 bilhões [Fonte: Forbes, 2021].

Na lista dentre as 32 franquias da NFL, o Denver Broncos ocupa a 10ª posição, avaliado em 3,75 bilhões de dólares. Após a iminente compra ser concluída, a franquia Broncos será a primeira a ser vendida na NFL desde 2018, quando o Carolina Panthers foi comprado pelo investidor David Tepper por US$ 2,275 bilhões. As expectativas de melhora são inevitáveis após processos bilionários como este, mas somente o trabalho dentro das 100 jardas do Denver Broncos – que vem renovando seu corpo de treinadores, principalmente com a contratação de Nathaniel Hackett para head coach – é que vai garantir o sucesso esportivo a longo prazo e, como consequência, a valorização financeira da franquia.

Quer ficar por dentro de tudo dos esportes americanos? Siga o Podcast Timeout no Spotify!