Topo

Técnico do sub-20 do América-MG avalia trajetória na base: 'Um trabalho de médio, longo prazo'

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

20/01/2022 12h02

Como o único representante mineiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma das mais prestigiadas competições do futebol de base, o América-MG vem de campanha invicta na competição e após eliminar o Botafogo-RJ, em uma vitória por 1 a 0, nas quartas de final, encara o Santos-SP nas semifinais da Copinha.

Em entrevista ao canal Bandsports, o treinador do Coelhãozinho, William Batista, destacou a trajetória da equipe mineira na competição. O próximo duelo do time será na sexta-feira (21), às 20h, em São Caetano do Sul, São Paulo: – Estamos felizes pela campanha na Copa São Paulo e também pelo processo de desenvolvimento que a gente tem conseguido fazer com os nossos jogadores e a evolução de todos eles. É um trabalho de médio, longo prazo.

Campeão em 1996, o América busca o segundo título na Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas, para William, os resultados precisam estar acompanhados ao desenvolvimento dos jogadores: – Não é só porque a gente tem tido resultado desportivo que o trabalho é bom. A vitória tem que ser sempre um meio para desenvolver bons jogadores e não um fim. A gente fica feliz de aliar tudo isso, desenvolvimento e formação com resultado desportivo.

Por fim, o treinador falou sobre como o futebol pode ser uma ferramenta de transformação social, sendo um compromisso de mudança comportamental por parte de todos os envolvidos, inclusive os torcedores: – O futebol no Brasil, ele é uma ferramenta importante para a sociedade. Estou dizendo que nós podemos fazer através do futebol muito mais do que nós imaginamos, o torcedor principalmente. A gente vê mais torcedores xingando, brigando, tendo casos de racismo, de homofobia, sendo que todo mundo deveria aproveitar mais aquele momento, não colocar tanto ódio nisso, colocar mais paixão, mais amor.

Para saber tudo sobre o América-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.