Topo

Palmeiras é eleito melhor time do mundo em 2021 pela IFFHS; Veja ranking

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

20/01/2022 13h10

O Palmeiras foi eleito, nesta quinta-feira (20), o melhor time do mundo em 2021 pela IFFHS – Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol. É a primeira vez que um clube brasileiro vence o prêmio anual em toda a história (confira, ao final da reportagem, o top 10 do ranking).

Em 2021, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira tornou-se a primeira a conquistar duas Libertadores em um mesmo ano, além de ter ganho, também, a Copa do Brasil. Com isso, somou 322 pontos no ranking da entidade, de acordo com os critérios utilizados.

Tudo isto fica ainda maior se levar em consideração que o clube foi o que mais entrou em campo no mundo no ano, tendo disputado 91 partidas oficiais. O Verdão entrou em campo pela Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes, referentes a temporada 2020, e Paulistão, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-americana, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, referentes a temporada 2021.

Pela temporada passada, o time ainda jogará o Mundial de Clubes em fevereiro, nos Emirados Árabes. É a primeira vez que um clube sul-americano disputa a competição organizada pela FIFA, com todos os campeões continentais representados, por duas vezes seguidas. A primeira edição organizada nestes moldes pela entidade foi em 2005, terminando com o São Paulo como campeão.

O Palmeiras já era a única equipe brasileira e ter liderado o ranking da IFFHS, em 1999, em um período em que era divulgado um ranking todos os meses. Agora, é a primeira brasileira a liderar em um ano inteiro. O Atlético-MG, campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil, também desbancou os grandes europeus e terminou em segundo lugar, com 313 pontos.

+Análise: Palmeiras confirma favoritismo e chega entre os quatro melhores da Copinha

No top-10, estiveram presentes, também, Flamengo (em quarto, empatado com o Chelsea – ING) e Athletico (10º). O Rubro-Negro conquistou o Brasileirão, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. Já o Furacão ganhou a Copa Sul-americana pela segunda vez na sua história, vencendo o Red Bull Bragantino em 20 de novembro.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

O técnico Abel Ferreira chegou figurar na lista de melhores treinador de clubes em 2021 da entidade. Na época, a final da Libertadores diante do Flamengo ainda não havia sido disputada. Porém, o alemão Thomas Tuchel, do Chelsea, acabou como o vencedor do prêmio. Os dois profissionais podem se enfrentar no Mundial de Clubes, daqui a algumas semanas.

Ranking dos melhores clubes do mundo de 2021 – IFFHS

  • 1º – Palmeiras – 322 pontos
  • 2º – Atlético-MG – 313 pontos
  • 3º – Manchester City (ING) – 300
  • 4 – Chelsea (ING) e Flamengo – 289
  • 6º – Dínamo Zagreb (CRO) – 282
  • 7º – Bayern de Munique (ALE) – 271
  • 8º – Real Madrid (ESP) – 262
  • 9º – Ajax (HOL) – 261
  • 10º – Athletico – 252