Topo

COI adverte que futuro olímpico do levantamento de peso está a perigo

25/02/2021 00h22

Genebra, 24 fev (EFE).- O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, reiterou nesta quarta-feira sua preocupação com a atitude da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) em relação ao doping, e advertiu que, se não mudar, poderá comprometer o futuro do esporte nos Jogos.

"Queremos deixar bem claro que se as preocupações não forem tratadas de forma satisfatória e oportuna, o Conselho Executivo do COI terá que rever o espaço do levantamento de peso nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e eventos futuros", declarou Bach em entrevista coletiva após uma reunião do Conselho.

Segundo Bach, a situação é cada vez mais grave. Ele disse que no encontro de hoje os dirigentes se mostraram extremamente preocupados com a falta de mudanças significativas "em relação à gestão e à cultura da IWF".

O COI vem mantendo a federação de halterofilistas sob vigilância pelo que considera sua excessiva negligência em relação a casos de doping entre seus atletas, o que já levou o comitê a reduzir o número de competidores nos Jogos de Tóquio 2020 e Paris 2024.

Há alguns dias, o IWF anunciou que voltaria ao limiar de três positivos para doping em um ano no mesmo país para sancionar uma federação nacional. Antes disso, havia elevado esse número para quatro, o que gerou revolta no COI.

"(O COI) Leva em conta que houve uma mudança após as solicitações de nosso Conselho Executivo, mas também vemos que muitas outras exigências de mudanças foram ignoradas apesar de nossas advertências", ponderou o dirigente alemão.