Topo

Cruzeiro perde para o Emelec e pode ficar sem melhor campanha da Libertadores

08/05/2019 21h23

Belo Horizonte, 8 mai (EFE).- O Cruzeiro perdeu nesta quarta-feira por 2 a 1 para o Emelec, no Mineirão, e precisará secar o Palmeiras para manter a melhor campanha na fase de grupos da Taça Libertadores, posto que dará à equipe a vantagem de decidir em casa os confrontos do mata-mata até uma eventual semifinal.

Já classificado como líder do grupo B, a Raposa precisava apenas de um empate para ser o primeiro colocado geral da primeira fase, mas foi surpreendido pelo Emelec.

Os visitantes saíram na frente do placar aos 40 minutos do primeiro tempo, em finalização de longa distância de João Rojas, que ainda bateu no travessão e em Fábio antes de entrar.

Precisando do resultado, o Cruzeiro foi com tudo para cima do adversário e conseguiu o empate aos 21 do segundo tempo, quando Sassá recebeu de Léo e fuzilou o gol do Emelec.

A postura ofensiva, porém, deixou os donos da casa expostos na defesa. Em rápido contra-ataque faltando dois minutos para o fim do jogo, Angulo foi derrubado por Edílson na área. O próprio atacante do Emelec cobrou e garantiu a vitória em Belo Horizonte.

O time de Mano Menezes ainda saiu de campo reclamando da arbitragem. Antes do segundo gol dos visitantes, David chegou a colocar o Cruzeiro na frente do placar, mas o lance foi anulado por impedimento. O assistente, porém, errou no lance, já que o meia-atacante estava na mesma linha dos defensores.

Com o tropeço, o primeiro nesta edição da Libertadores, o Cruzeiro fecha a fase de grupos com 15 pontos e nove gols de saldo de gols. Para manter a liderança geral, a equipe mineira terá que torcer para que o Palmeiras não vença o San Lorenzo em São Paulo.

Já o Emelec confirmou presença nas oitavas com a vitória e chegou a nove pontos, cinco de vantagem para o Deportivo Lara, que vai à Copa Sul-Americana apesar da derrota por 3 a 0 para o Huracán.

Classificado, Mano Menezes poupou jogadores visando a segunda fase da Libertadores. Dedé e Fred deram lugar a Fabrício Bruno e Sassá. Na lateral-direita, Orejuela foi substituído por Edílson.

Pelo lado do Emelec, Ismael Recalvo teve apenas um desfalque. O atacante Billy Arce foi cortado do jogo por questões disciplinares.

Os dois times entraram em campo em um ritmo lento, mas a partida foi esquentando com o decorrer do tempo. Parte do fogo estava no jogo entre Huracán e Deportivo Lara. Em caso de vitória da equipe argentina, o Emelec se classificaria até com derrota no Mineirão. Um empate dava ao Cruzeiro a melhor campanha da primeira fase.

Rapidamente, o Huracán abriu dois gols de vantagem sobre o Lara. O resultado favorável aumentou o apetite do Emelec, que passou a ocupar o campo ofensivo e a criar chances de abrir o placar.

A primeira delas veio aos 23 minutos. Após dividida com Ariel Cabral, Matamoros percebeu Fábio adiantado e arriscou de fora da área. O veterano goleiro só olhou, e a bola explodiu no travessão.

O Cruzeiro respondeu oito minutos depois, aos 31, com o próprio Ariel Cabral. Depois de escanteio cobrado na área, a sobra ficou com Henrique, que ajeitou de peito para o companheiro pegar de primeira. O chute, porém, saiu ao lado do gol do Emelec, assustando Dreer.

Melhores no jogo, os equatorianos mantiveram a pressão sobre o Cruzeiro e saíram na frente do marcador aos 39 minutos, quando João Rojas recebeu na intermediária e finalizou de muito longe. Mais uma vez adiantado, Fábio recuou para tentar fazer a defesa. A bola tocou no travessão, nas costas do goleiro e morreu no fundo da rede.

Para tentar reverter o resultado, Mano promoveu mudanças já no intervalo. Ariel Cabral deixou o campo para a entrada de Robinho, e Rafinha deu lugar a David. Assim, Jadson foi recuado para o posto de volante, com Robinho e David abertos pelas pontas do campo.

As substituições surtiram efeito quase imediato. Com o espaço aberto pelos companheiros, Rodriguinho recebeu na entrada da área aos 3 minutos e bateu colocado ao lado do gol do Emelec. Na sequência, após cobrança de escanteio, Fabrício Bruno cabeceou com firmeza, mas nas mãos de Dreer, que fez a defesa em dois tempos.

Apesar da pressão e das jogadas criadas com o novo esquema, faltava acertar o último passe e caprichar na finalização. Ainda insatisfeito com o time, Mano atendeu ao pedido da torcida e colocou Thiago Neves no lugar de Jadson. Robinho foi recuado.

O gol saiu no lance seguinte, aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio, Edílson ficou com a bola na intermediária, pela direita do campo, e cruzou na segunda trave. Livre, Léo ajeitou de cabeça para Sassá dentro da área. O atacante girou, enganou os zagueiros e bateu com força para empatar o jogo.

A Raposa balançou a rede mais uma vez três minutos depois. Robinho apareceu pela direita e cruzou na medida para David, que cabeceou no fundo da rede. No entanto, o auxiliar se equivocou e marcou impedimento no lance, já que o meia estava na mesma linha.

As modificações deixaram os donos da casa expostos na defesa. O Emelec, então, passou a explorar os espaços deixados no contra-ataque e, aos 42 minutos, Edílson derrubou Angulo na área.

O próprio atacante cobrou, sem chances de defesa para Fábio, e confirmou a improvável vitória, estragando a festa da torcida celeste dentro do Mineirão.

Ficha Técnica:.

Cruzeiro: Fábio; Edílson, Fabrício Bruno, Léo e Egídio; Ariel Cabral (Robinho), Jadson (Thiago Neves), Henrique, Rodriguinho e Rafinha (David); Sassá. Técnico: Mano Menezes.

Emelec: Dreer; Paredes, Mejía, Vega e Estacio (Johnson); Godoy, Queiróz (Arroyo), Matamoros (Caicedo) e João Rojas; Guerrero e Brayan Angulo. Técnico: Ismael Recalvo.

Árbitro: Andrés Rojas (Colômbia), auxiliado pelos compatriotas Wilmar Navarro e John Alexander León.

Gols: João Rojas e Angulo (Emelec); Sassá (Cruzeiro).

Cartões Amarelos: Dreer, Vega e Guerrero (Emelec); Rodriguinho (Cruzeiro).

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte. EFE