Topo

Copa do Rei da Espanha terá novo formato a partir da próxima temporada

29/04/2019 10h25

Madri, 29 abr (EFE).- A Copa do Rei da Espanha terá, a partir da próxima temporada, um novo sistema de disputa, com jogos únicos na maioria das fases, com exceção das semifinais, conforme aprovação feita nesta segunda-feira pela Assembleia Geral Extraordinária da Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

A proposta, que reduz o número de compromissos, especialmente, das principais equipes do país, recebeu 91 votos favoráveis e apenas dois contrários. Além disso, houve uma abstenção.

Dessa forma, as fases preliminares, as 16 avos, oitavas e quartas de final acontecerão em apenas uma partida, assim como já acontecia a decisão do torneio, essa, única etapa em que o duelo era realizado em local pré-determinado, normalmente, neutro.

Além disso, foi aprovada a ampliação do número de equipes inscritas, que passa de 83 para 116, sendo 42 das primeira e segunda divisões, 28 da terceira, 32 da quarta, além dos quatro semifinalistas da edição do ano anterior da Copa da Federação, que reúne os times que não conseguiram vaga na Copa do Rei.

Há a participação garantida, ainda para os dez times de uma eliminatória prévia entre os campeões de cada federação regional, etapa que acontecerá no primeiro trimestre da temporada.

O calendário da competição já está definindo, com a primeira fase acontecendo em 18 de dezembro de 2019, a segunda em 12 de janeiro de 2020, as 16 avos em 22 de janeiro, as oitavas em 29 de janeiro, e as quartas em 5 de fevereiro.

A ida das semifinais será em 12 de fevereiro, e a volta em 4 de março. A decisão do título, ainda sem estádio definido, será no dia 18 de abril.

Hoje, a Assembleia Geral Extraordinária da RFEF ainda definiu as datas da próxima edição do Campeonato Espanhol que terão primeira rodada no fim de semana de 18 de agosto, e o encerramento está marcado para 24 de maio.

A reunião definiu que não haverá rodada no fim de semana de 29 de dezembro, devido as festas de fim de ano. EFE