Topo

Barcelona e Manchester United se enfrentam nas quartas de final da Champions

15/03/2019 09h12

Redação Central, 15 mar (EFE).- Barcelona e Manchester United se enfrentarão nas quartas de final da Liga dos Campeões, uma reedição das finais de 2009 e 2011, segundo o sorteio realizado nesta sexta-feira na sede da Uefa em Nyon, na Suíça.

Nos outros confrontos entre as oito equipes remanescentes no torneio continental, o Ajax pegará a Juventus, o Liverpool terá como rival o Porto, e o Tottenham fará um duelo inglês contra o Manchester City.

Os jogos de ida serão disputados nos dias 9 e 10 de abril. As partidas de volta terão como datas 16 e 17 do mesmo mês. A Uefa já havia anunciado que os times de Manchester não poderão jogar em casa na mesma semana, o que levará a uma inversão do mando de campo na eliminatória envolvendo o United.

O regulamento da entidade prevê que, em casos assim, quem fez a pior campanha no campeonato nacional anterior terá o mando de campo invertido. A preferência então, é do City, atual campeão inglês, enquanto o United terminou a última Premier League no segundo lugar.

No duelo mais chamativo das quartas de final, o retrospecto é favorável ao Barça se forem levadas em consideração apenas as finais decididas entre ambos, em 2009 e 2011, nas quais o time catalão levou a melhor.

Nenhuma das duas equipes conseguiu vencer fora de casa na história do confronto pela Champions. Enquanto o Barcelona tem duas vitórias e dois empates no Camp Nou, o United tem a mesma marca em Old Trafford.

Pelo menos uma equipe inglesa está garantida nas semifinais, Tottenham ou Manchester City. No último duelo entre ambos, pelo primeiro turno do Campeonato Inglês, em outubro, os 'Citizens' venceram por 1 a 0 como visitantes.

Na última vez que o Tottenham pegou um rival inglês, nas semifinais em 1973, foi derrotado pelo Liverpool no gol qualificado, após perder por 1 a 0 como visitante e vencer por 2 a 1 em casa. No total, os 'Spurs' venceram três das seis partidas contra adversários do mesmo país.

Já o City costuma ser derrotado pelos rivais ingleses em competições europeias, o que aconteceu nas quatro oportunidades até então. Na última vez, foi eliminado pelo Liverpool nas quartas de final no ano passado.

O confronto entre Liverpool e Porto deverá reunir diversos brasileiros em campo, com destaques para Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, pelos 'Reds', e Alex Telles, Éder Militão - já anunciado como reforço do Real Madrid para a próxima temporada - e Tiquinho Soares, pelos 'Dragões'.

Foi traumático para o Porto o último encontro com o adversário. Nas oitavas de final do ano passado, o Liverpool aplicou 5 a 0 no Estádio do Dragão e segurou um empate sem gols na partida de volta, em Anfield.

Em dez partidas contra rivais portugueses, o Liverpool só perdeu uma vez. Foram seis vitórias e três empates. O Porto não elimina um inglês no mata-mata desde que foi campeão, em 2004, quando a equipe treinada por José Mourinho despachou o Manchester United nas oitavas. Nos últimos cinco confrontos, cinco derrotas.

Ajax e Juventus farão uma reedição da final de 1996. Na ocasião, o clube italiano conquistou o título na disputa de pênaltis, após um empate em 1 a 1 na partida disputada em Roma.

O duelo colocará frente a frente a equipe holandesa, que eliminou o atual tricampeão Real Madrid nas oitavas de final, e o atacante Cristiano Ronaldo, que disse adeus ao clube espanhol ao término da temporada passada.

Confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões:.

Ajax - Juventus.

Liverpool - Porto.

Tottenham - Manchester City.

Manhcester United - Barcelona. EFE