Topo

Questionados na temporada, Fla e Flu se enfrentam pela Sul-Americana

24/10/2017 15h00

Rio de Janeiro, 24 out (EFE).- Em uma temporada que, pelo menos até agora, não corresponderam às expectativas de seus torcedores, Fluminense e Flamengo se enfrentarão nesta quarta-feira no Maracanã, em jogo de ida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, vista como esperança de salvação na temporada.

O Fla-Flu já foi disputado seis vezes neste ano, com duas vitórias do Rubro-Negro, as duas na final do Campeonato Carioca, e quatro empates, dois pelo Campeonato Brasileiro e dois pelo estadual. Num deles, na decisão da Taça Guanabara, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis.

Embora tenha vencido o Cariocão, ainda sob o comando de Zé Ricardo, hoje no Vasco, o Fla, agora dirigido por Reinaldo Rueda, ainda não convenceu sua torcida. Neste ano, foi eliminado na fase de grupos da Taça Libertadores, ficou com o vice da Copa do Brasil, após revés também nas penalidades diante do Cruzeiro, e aparece apenas na sétima colocação do nacional.

O Fluminense, com investimento menor que o do rival, tem resultados piores. Além do vice estadual, caiu ainda nas oitavas de final da Copa do Brasil e luta contra o rebaixamento no Brasileirão. Faltando oito rodadas para o fim, o time do técnico Abel Braga soma 38 pontos, cinco a mais que o Vitória, que abre a zona de descenso.

As duas equipes entrarão em campo nesta quarta com desfalques. No Rubro-Negro, o problema para Reinaldo Rueda é o ataque, setor em que não contará com Berrío nem com Guerrero. O peruano vem sentindo dores na coxa esquerda, enquanto o colombiano, em situação mais grave, sofreu uma ruptura do tendão patelar no joelho esquerdo na partida contra o São Paulo, no último domingo, e deverá ficar fora de combate por oito meses.

No Flu, Abel poupou alguns jogadores na derrota para a Chapecoense por 2 a 0, também no domingo, entre eles os volantes Douglas e Orejuela, o meia Sornoza e o atacante Henrique Dourado. O Ceifador, artilheiro do Brasileirão, com 16 gols, é o único com retorno garantido, segundo o próprio treinador. Já o atacante Wellington Silva, com dores no púbis, continua como baixa.

O Tricolor ainda tinha direito a fazer uma última troca na lista de inscritos na Sul-Americana, e o escolhido foi o volante Richard, que levou a melhor em disputa com o zagueiro Gum e herdou a vaga do lateral-direito Renato, com um estiramento na coxa direita.

Embora se trate de um duelo entre times da mesma cidade, o gol fora de casa será critério de desempate normalmente na eliminatória. O Fluminense atuará como mandante nesta quarta, e o Flamengo, no próximo dia 1º. Quem avançar terá pela frente Junior Barranquilla ou Sport.



Prováveis escalações:.

Fluminense: Diego Cavalieri; Lucas, Nogueira, Reginaldo e Marlon; Orejuela, Wendel (Douglas) e Sornoza (Richard); Gustavo Scarpa, Marcos Júnior e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga

Flamengo: Diego Alves; Pará, Juan, Réver e Trauco; Cuéllar e Willian Arão; Éverton Ribeiro, Diego e Everton; Lucas Paquetá. Técnico: Reinaldo Rueda.

Árbitro: Mario Díaz de Vivar (Paraguai), auxiliado pelos compatriotas Miciades Saldivar e Darío Gaona.

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.