Topo

Groenewegen vence sprint em dia de festa para Froome no Tour de France

23/07/2017 15h22

Paris, 23 jul (EFE).- O holandês Dylan Groenewegen (Lotto NL-Jumbo) superou o alemão André Greipel (Lotto Soudal) no sprint final e ficou com a vitória da última etapa do Tour de France de ciclismo, marcada pela festa para o britânico Chris Froome (Sky), que no sábado já havia garantido o quarto título na prova.

Em um percurso de 103 quilômetros entre Mongeron e a praça Champs-Elysees, em Paris, Groenewegen cruzou a linha de chegada à frente, com um tempo de 2h25min39s, deixando Greipel sem um triunfo na mais tradicional disputa do ciclismo pela primeira vez em seis anos. O terceiro lugar ficou com o norueguês Edvald Boasson Hagen.

Froome foi apenas o 65º colocado do dia e se tornou o sétimo ciclista a vencer o Tour sem ser o melhor de uma etapa sequer. Nada, no entanto, que estragasse a festa pelo quarto troféu, o terceiro seguido, obtido no sábado, já que no domingo os competidores andam em bloco.

Com as quatro conquistas, o atleta nascido no Quênia e que compete pelo Reino Unido fica mais próximos de entrar no seleto grupo de maiores campeões da prova, com cinco triunfos cada: os franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, o belga Eddy Merckx e o espanhol Miguel Indurain. O americano Lance Armstrong teve seus seis títulos cassados por doping.

Froome foi recebido na chegada pela esposa, Michele, e o filho, Killian. No pódio, teve a companhia do colombiano Rigoberto Urán (Cannondale Drapac), vice-campeão, e o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale), terceiro colocado.