Topo

Chefe de arbitragem da Fifa elogia recurso do vídeo, mas admite ajustes

26/06/2017 15h30

O suíço Massimo Busacca, chefe de arbitragem da Fifa, avaliou nesta segunda-feira (26), de maneira positiva, os primeiros testes do sistema de auxílio aos árbitros (VAR), durante a primeira fase da Copa das Confederações, embora admita a necessidade de ajustes.

"Os testes foram muito bons até agora. O mais importante para nós, de longe, é que não foram cometidos erros claros. Tivemos seis decisões de mudança de jogo, como resultado do VAR. Isso é que diz o protocolo: buscar erros claros, se concentrar nas decisões-chave", garantiu o representante da entidade.

"Dito isso, certamente admitimos que há muitos aspectos que devem ser melhorados. Precisamos que o tempo seja o mais curto possível", completou o suíço, que cobrou comunicação "rápida e direta" entre campo e cabine.

Busacca elogiou os árbitros que têm ficado acompanhando as imagens, entre eles o brasileiro Sandro Meira Ricci, e disse entender as dificuldades iniciais, de adaptação a nova forma de atuar no acompanhamento das partidas.

"Escolher o ângulo de câmera correto o mais rápido possível, sob pressão, é algo ainda complicado. Após a conclusão deste torneio, vamos trabalhar para o futuro, no entanto, estes resultados já são importantes", garantiu o chefe de arbitragem da Fifa.

"Não seremos perfeitos, mas vamos reduzir os erros. O VAR será uma ferramenta de prevenção, os jogadores saberão que estão sob vigilância. Apesar de tudo, o objetivo do árbitro segue o mesmo: estar no lugar certo no momento certo, entender o jogo e tomar as decisões corretas ao aplicar sanções disciplinares", completou.

A entrevista coletiva, concedida na Rússia, também fez avaliação da organização da Copa das Confederações, que, foi positiva, segundo Colin Smith, chefe de competições e eventos da Fifa.

"O nível foi muito alto, do ponto de vista operacional, a fase de grupos foi um sucesso. Contudo, certamente, há espaço para melhora. Há operativos que seguimos ajustando para melhorar nas quatro partidas restantes", garantiu.

Diretor-executivo do Comitê Organizador Local, Alexey Sorokin, garantiu ser superticioso, por isso, prefere ser cauteloso e esperar o fim do torneio, no entanto, destaca que "as coisas foram muito bem até agora".

"A resposta de torcedores, jogadores e participantes foi muito positiva, mas não se pode relaxar. Sabemos que as quatro partidas mais importantes ainda estão para ser disputadas", garantiu o representante.