Topo

Usman explica desejo de lutar nos meio-pesados: "Quero ser respeitado"

Ag. Fight

16/08/2022 10h56

Campeão dominante dos meio-médios (77 kg) do UFC, Kamaru Usman é um dos melhores lutadores de MMA da atualidade, mas, ao que parece, não está satisfeito com tal status. Neste sábado (20), em Utah (EUA), o nigeriano vai colocar o título da categoria em jogo pela sexta vez diante de Leon Edwards, adversário que conhece bem, porém, disposto a ampliar seu legado no esporte, expressa o interesse de se arriscar nele, subindo duas divisões.

Em entrevista à 'ESPN' americana, Usman voltou a projetar uma possível aventura nos meio-pesados (93 kg) do UFC e explicou o motivo de ter tal desejo. De acordo com o campeão dos meio-médios da companhia, fazer tal movimento e ter a chance de encarar adversários maiores, mais fortes, pesados e poderosos vai lhe propiciar o devido respeito. É bem verdade que Kamaru é apontado por parte da comunidade do MMA como um dos melhores lutadores da história da categoria e Dana White já o classifica como um dos maiores de todos os tempos do esporte. De qualquer forma, o nigeriano visa calar de uma vez por todas seus críticos, que afirmam que ele se encontra na zona de conforto, já que domina e está acostumado a lidar com os mesmos oponentes.

"Muitas vezes hoje em dia, todo mundo está dizendo isso, 'G.O.A.T.', o maior de todos os tempos. Isso é relativo. Para mim, o que quero, e é por isso que entrei no esporte, sou apenas um cara competitivo. Entrei no esporte e percebi que era algo queimando dentro de mim que eu queria competir e competir. Eu queria vencer aquele cara. Este é o derradeiro esporte para fazer isso. Com isso dito, quero ser respeitado. Quando eu chegar lá e vencer todos, quero que você me mostre esse respeito. Então, se superei todos na minha divisão, disse que pularia uma e só quero provar para você. Todos dizem peso-por-peso, mas isso é apenas um cenário, 'Se eles fossem da mesma categoria, esse cara poderia vencer aquele cara?'. Eu quero provar isso. Quero ser capaz de fazer isso. Ninguém nunca fez isso. Se eu puder fazer isso, coloque o título que quiser, mas, no final das contas, quero o respeito", declarou o campeão do UFC.

Outro ponto que liga Kamaru Usman aos meio-pesados do UFC é o fato de Israel Adesanya ser o campeão do peso-médio (84 kg). Vale destacar que 'The Nigerian Nightmare' é amigo e compatriota de 'The Last Stylebender' e garante não ter qualquer intenção de enfrentá-lo. Sendo assim, o rei dos meio-médios se mostra disposto a subir duas categorias para evitar o duelo e trata Glover Teixeira, Jan Blachowicz e Jiri Prochazka como potenciais rivais.