PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Poatan encara Strickland no UFC 276 de olho em disputa de título contra Adesanya

Ag. Fight

02/07/2022 07h00

Com as credenciais de quem foi campeão de duas categorias diferentes simultaneamente e se consolidou como um dos principais astros do Glory Kickboxing, Alex 'Poatan' Pereira deixou tudo para trás e chegou ao Ultimate para tentar repetir no MMA o sucesso que obteve em sua modalidade de origem. E o caminho rumo ao topo do maior evento de artes marciais mistas do mundo pode ser encurtado pelo brasileiro neste sábado (2), com mais uma vitória, que marcaria sua terceira seguida desde a estreia na entidade.

Depois de disputar apenas duas lutas pelo Ultimate, Alex Pereira foi escalado para enfrentar o americano Sean Strickland, quarto colocado no ranking peso-médio (84 kg) da organização, no card principal do UFC 276, que acontece neste sábado, em Las Vegas (EUA). Mesmo com o histórico ainda incipiente na liga e ainda sem fazer parte do top 15 de sua categoria, 'Poatan' deve pegar um atalho e garantir a posição de próximo desafiante ao cinturão até 84 kg em caso de novo triunfo.

O motivo é simples: a rivalidade de Alex Pereira com Israel Adesanya, atual campeão do peso-médio do UFC. Quando ambos ainda competiam no kickboxing, o brasileiro venceu o nigeriano em duas oportunidades, a primeira por pontos, em decisão contestada pelo africano até hoje, e a segunda por nocaute. O histórico positivo diante do 'bicho-papão' da categoria foi fundamental na contratação de 'Poatan' pelo Ultimate, mesmo sem um cartel tão expressivo no MMA, e, especialmente, na possibilidade de ascender meteoricamente rumo a uma disputa de título com apenas três lutas disputadas no octógono mais famoso do mundo.

O roteiro para o novo encontro contra o antigo rival foi escrito pelo Ultimate. Agora resta 'Poatan' e o próprio Adesanya cumprirem com seus papéis. Além do brasileiro, o nigeriano também entrará em ação neste sábado, pelo card do UFC 276. Na luta principal da edição, 'Izzy' colocará o cinturão peso-médio em jogo contra Jared Cannonier e, em caso de nova defesa de título bem-sucedida, deve abrir o caminho para mais um embate contra o algoz da época de kickboxing, desta vez no MMA.

Adesanya, por sinal, já deu sua opinião sobre o provável atalho pego por 'Poatan' no UFC. Na visão do nigeriano, o lutador paulista não é merecedor de uma disputa de título ainda, exatamente por não ter construído ainda uma longa trajetória na organização presidida por Dana White. Porém, 'Izzy' deixou claro que, como campeão da categoria, aceitará o desafio caso seja oferecido pela entidade e prometeu que, dentro do octógono do Ultimate, a história será diferente.

Mas, antes de pensar em uma possível disputa de título contra Adesanya, Alex 'Poatan' precisará passar por Sean Strickland, uma tarefa que promete ser a mais dura de sua ainda curta carreira no MMA. O americano, conhecido como 'Tarzan', vem de uma sequência de seis vitórias, sendo cinco delas pelo peso-médio, o que o catapultou para o quarto lugar na classificação da categoria.

Assim como o brasileiro, Strickland também sonha com uma disputa de título e, por isso, pode inclusive mudar seu estilo de luta para adotar uma estratégia mais adequada para enfrentar o ex-kickboxer. Conhecido por seu boxe afiado e controle de distância, o americano admitiu durante as entrevistas pré-luta que pode optar por tentar levar a luta para o chão, onde 'Poatan' apresenta um nível abaixo do desejável, exatamente por ter focado a maior parte de sua carreira apenas na trocação, já que competia em eventos de kickboxing.

Em contrapartida, o ex-campeão do Glory Kickboxing tem ao seu lado um dos melhores grapplers do mundo, o mineiro Glover Teixeira. Companheiro de treinos de 'Poatan' desde que o paulista decidiu migrar definitivamente para o MMA, o veterano tem sido o principal responsável por acelerar o processo de adaptação do striker ao UFC, especialmente no que diz respeito as defesas de quedas, estratégia que, seguramente, a grande maioria dos adversários irá utilizar.

Agora é acompanhar o card do UFC 276 para descobrir qual estratégia Strickland irá utilizar contra Poatan e quem sairá vencedor dessa lut, e, consequentemente, garantirá o próximo 'title shot'. Além disso, vale ficar de olho na luta principal do evento e assistir mais uma defesa de título de Israel Adesanya, desta vez contra Jared Cannonier.

Confira o card completo do UFC 276:'

Israel Adesanya vs Jared Cannonier
Alexander Volkanovski vs Max Holloway
Sean Strickland vs Alex 'Poatan'
Robbie Lawler vs Bryan Barberena
Pedro Munhoz vs Sean O'Malley
Brad Riddell vs Jalin Turner
Ian Garry vs Gabriel Green
Jim Miller vs Donald Cerrone
Brad Tavares vs Dricus du Plessis
Uriah Hall vs André 'Sergipano'
Jessica Eye vs Maycee Barber
Jessica-Rose Clark vs Julija Stoliarenko

Esporte