Topo

Palmeiras recebe Cerro Porteño para confirmar classificação às quartas da Libertadores

05/07/2022 16h27

São Paulo, 5 Jul 2022 (AFP) - O bicampeão Palmeiras recebe nesta quarta-feira em São Paulo o Cerro Porteño do Paraguai para selar sua classificação para as quartas de final da Copa Libertadores, após a vitória por 3 a 0 no jogo de ida, em Assunção.

Apesar da ampla vantagem obtida no primeiro jogo, o 'Verdão' quer uma vitória para se tornar o primeiro time na história a ganhar nove partidas seguidas na Libertadores.

Atualmente, a equipe comandada por Abel Ferreira tem oito vitórias em sequência pela competição, a mesma marca já obtida por Peñarol em 1966, Estudiantes de La Plata entre 1968 e 1970, Cruzeiro (1976), Vasco (2001) e Santos (2007).

- Tropeço Brasileirão -O Palmeiras tem uma série de 15 jogos sem derrota na Libertadores. No entanto, no sábado, o time perdeu em casa para o Athletico Paranaense por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, um resultado que mantém a equipe na ponta da tabela, mas com apenas três pontos à frente do próprio 'Furação' e do Atlético Mineiro.

Para o jogo contra o Cerro, Abel não poderá contar com Gabriel Veron, que levou 11 pontos no pé direito após sofrer um corte em um acidente doméstico.

Por outro lado, o técnico português terá de volta os laterais Marcos Rocha e Jorge, que ficaram fora do jogo de sábado.

O time paulista deve ir à campo com a mesma formação que começou a partida de ida em Assunção.

Caso se classifique, o 'Verdão' se tornará a primeira equipe brasileira a disputar cinco vezes seguidas as quartas de final da Libertadores.

Para isso, o Palmeiras pode perder por até dois gols de diferença. O Cerro só se classifica caso consiga vencer por uma margem de quatro gols ou mais. Uma vitória dos paraguaios por três gols leva a decisão da vaga para os pênaltis.

- Cerro quer surpreender -Por sua vez, o Cerro Porteño quer surpreender, apesar da difícil tarefa de ter que golear fora de casa o atual bicampeão continental.

O time foi vice-campeão do Torneio Apertura do Paraguai no último sábado, encerrando sua campanha com uma vitória por 1 a 0 sobre o Tacuary, a sete pontos do campeão Libertad.

O técnico Francisco 'Chiqui' Arce poupou os titulares no fim de semana para encarar com força máxima o duelo contra o Palmeiras.

Para o jogo em São Paulo, Arce contará com o retorno do zagueiro Juan Patiño, enquanto Alfio Oviedo deve entrar no ataque no lugar de Alan Benítez, que foi negociado com o Minnesota United dos Estados Unidos.

"Precisamos ter o espírito de que, por mais difícil que seja, nossa equipe tem que jogar o jogo e defender as cores do Cerro Porteño com muito empenho, porque é o que nossa história pede", afirmou o treinador.

Palmeiras e Cerro Porteño se enfrentam nesta quarta-feira no Allianz Parque a partir das 19h15 (horário de Brasília), com a arbitragem do argentino Patricio Lousteau e seus compatriotas Juan Belatti e Facundo Rodríguez como auxiliares.

O vencedor do confronto encara na próxima fase quem passar de Atlético Mineiro e Emelec, que empataram em 1 a 1 no jogo de ida, no Equador.

Prováveis escalações:

Palmeiras: Weverton - Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez - Danilo, Zé Rafael - Dudu, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga - Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Cerro Porteño: Jean - Alberto Espínola, Williams Riveros, Juan Patiño, Alan Rodríguez - Ángel Cardozo Lucena, Piris da Motta, Rafael Carrascal, Claudio Aquino - Alfio Oviedo, Brian Samudio. Técnico: Francisco Arce.

prb/raa/ol/cb