Topo

Carlos Sainz (Ferrari) conquista na Inglaterra a primeira pole position de sua carreira

02/07/2022 16h21

Silverstone, Reino Unido, 2 Jul 2022 (AFP) - O piloto espanhol Carlos Sainz Jr. (Ferrari), de 27 anos, conquistou a primeira pole position de sua carreira na Fórmula 1, neste sábado, ao final do treino classificatório para o Grande Prêmio da Inglaterra.

"Foi uma boa volta, eu estava lutando muito com a água", disse Sainz.

"Conseguir a primeira pole position é sempre especial, ainda mais em Silverstone", declarou o herói do dia, atualmente quinto colocado no mundial de pilotos e que teve de esperar pelo seu 150º Grande Prêmio para largar em primeiro neste domingo.

O piloto da 'Scuderia' ainda conseguiu a 'pole' histórica à frente do líder do campeonato, o holandês Max Verstappen (Red Bull), e na pista molhada do lendário circuito de Silverstone, após a chuva marcar presença em grande parte da sessão.

"A classificação foi bastante complicada com a chuva, você tinha que estar na pista na hora certa. Acho que estar na primeira fila é uma coisa muito boa para nós e temos um bom carro de corrida em superfícies secas e molhadas", disse Verstappen, atual campeão mundial.

A segunda fila do grid de largada terá o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), em terceiro, e o mexicano Sergio Pérez (Red Bull), largando em quarto.

"Eu sabia que a última volta era a volta em que eu tinha que dar tudo de mim mas não fiz isso hoje, então não mereci. O ritmo está aí, então se tivermos um bom carro, tudo deve correr bem", assegurou Leclerc.

- Hamilton quinto -O herói local e heptacampeão mundial Lewis Hamilton vai largar em quinto do grid com sua Mercedes. Seu parceiro George Russell, em oitavo.

A Mercedes, assim como a Alpine e a Williams, chegaram a Silverstone com uma série de modificações em seus carros. Para as 'Flechas de Prata' o objetivo é reagir depois de um início de temporada que tem sido difícil devido ao novo regulamento.

Com apenas dois pódios (um no Bahrein e outro no Canadá no último fim de semana) nos primeiros nove GPs do ano, Hamilton ocupa o sexto lugar no mundial de pilotos.

Se, estimulado pelo público ou favorecido por uma série de circunstâncias, o heptacampeão mundial conseguir vencer em casa neste domingo, conquistará sua nona vitória sobre a famosa pista britânica e estabelecerá assim o recorde de vitórias em um mesmo circuito.

O último britânico no grid, Lando Norris (McLaren), largará em sexto, o espanhol Fernando Alonso em sétimo ao volante de seu carro da Alpine, enquanto o chinês Zhou Guanyu (Alfa Romeo) ficou em nono, seu melhor desempenho na classificação desde sua chegada à F1 nesta temporada.

Outro destaque foi o bom desempenho do canadense Nicholas Latifi, da Williams, que larga na décima posição.

De acordo com as previsões meteorológicas, o domingo promete ser mais ameno.

--- Grid de largada do Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1:

1ª fila:

Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

2ª fila:

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

3ª fila:

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

4ª fila:

Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)

George Russell (GBR/Mercedes)

5ª fila:

Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)

Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)

6ª fila:

Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Red Bull)

Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)

7ª fila:

Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull)

Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)

8ª fila:

Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)

Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)

9ª fila:

Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)

Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)

10ª fila:

Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

hdy/iga/psr/aam

FERRARI N.V.