Topo

Libertadores - 2022

Governo chileno vai punir violência e racismo em jogos da Libertadores

Torcedor da Católica é flagrado fazendo gesto racista para torcedores do Flamengo - Reprodução/Twitter
Torcedor da Católica é flagrado fazendo gesto racista para torcedores do Flamengo Imagem: Reprodução/Twitter

29/04/2022 22h37Atualizada em 29/04/2022 23h46

O governo chileno anunciou hoje (29) que vai adotar alguns processos sancionatórios contra os atos de violência e racismo que aconteceram nesta semana em jogos disputados em Santiago pela Copa Libertadores.

Na quarta-feira (27), no estádio Monumental de Santiago, os torcedores do Colo Colo atacaram, com pedaços de pau, os torcedores do River Plate.

Outros torcedores do Colo Colo forçaram a entrada no estádio e depredaram o local. A ação gerou pânico nos próprios torcedores do clube chileno, que já estavam nas arquibancadas para assistir ao jogo, vencido pelo River Plate por 2 a 1.

As autoridades prestaram atenção especial à agressão sofrida por uma criança torcedora do Flamengo, atingida por um objeto atirado pela torcida da Universidad Católica durante o jogo de ontem, em que o Flamengo venceu por 3 a 2. Outros torcedores chilenos foram vistos realizando gestos racistas durante a partida, disputada no estádio San Carlos de Apoquindo.

Garoto é atingido por pedra em jogo entre Universidad Católica e Flamengo - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Garoto é atingido por pedra em jogo entre Universidad Católica e Flamengo
Imagem: Reprodução/Twitter

Diante desses atos de violência, as autoridades chilenas "instruíram procedimentos sancionatórios contra os organizadores dos referidos eventos, nos quais estiveram envolvidos os times de futebol da Universidad Católica e Colo-Colo", disse um comunicado oficial.

A nota ainda acrescenta:

"Para cada um destes eventos esportivos foram apresentadas queixas para identificar e punir os responsáveis por atos ilícitos que tenham afetado a segurança e integridade dos participantes, como aconteceu com o menor ferido".

Os atos de violência e racismo foram divulgados pelo próprio Flamengo com vídeos postados em suas redes sociais, nas quais pediu medidas severas.

Também foram anunciadas sanções pela violência entre torcedores da Universidade Católica e do Colo Colo em uma partida na qual se enfrentaram no último final de semana pelo Campeonato Chileno.

A Universidad Católica se pronunciou sobre os acontecimentos contra o Flamengo, reconhecendo as falhas na segurança e pedindo desculpas pelo ocorrido.

Pressionada pela multiplicação de casos de racismo e violência em seus eventos, a Conmebol, responsável pela organização da Copa Libertadores, anunciou que pretende endurecer as punições aos casos de racismo. À tarde, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, havia se manifestado, afirmando estar em contato com o presidente da Conmebol para tratar do assunto.