Topo

EUA e Letônia, primeiros campeões olímpicos da história do basquete 3x3

28/07/2021 11h46

Tóquio, 28 Jul 2021 (AFP) - O basquete 3x3, uma das modalidades que realizou sua estreia histórica no programa olímpico nesses Jogos de Tóquio, distribuiu suas medalhas nesta quarta-feira (28) e Estados Unidos foram coroados na categoria feminina, enquanto a Letônia venceu na masculina.

A primeira final do dia foi a feminina, na qual Allisha Gray, Kelsey Plum, Stefanie Dolson e Jacquelyn Young se tornaram campeãs.

As americanas cumpriram com perfeição seu status de favoritas e venceram as russas (18-15), que competem sob bandeira neutra, no Aomi Urban Sports Park, onde a China foi bronze depois de vencer a França por 16-14.

Os Estados Unidos chegaram a Tóquio com um elenco especialmente homogêneo, com quatro jogadoras que atuam no campeonato americano de 5x5 (WNBA).

Kelsey Plum destacou o 'Team USA' marcando os cinco primeiros pontos de sua equipe e terminou como máxima pontuadora do torneio (55 pontos).

Depois foi a vez da final masculina, na qual a Letônia foi a campeã com Nauris Miezis, Karlis Lasmanis, Edgars Krumins e Agnis Cavars.

Os letões surpreenderam e venceram por 21-18 os russos, que foram prata. A Sérvia, grande favorita com a estrela da modalidade Dusan Bulut, ficou com a medalha de bronze após vencer a Bélgica por 21-10.

nip/fbx/dr/gr/aa