Topo

Andrés Iniesta confirma que deixará o Barcelona

27/04/2018 14h57

Barcelona, 27 Abr 2018 (AFP) - O capitão do Barcelona, Andrés Iniesta, confirmou nesta sexta-feira sua saída do Barcelona ao término desta temporada, justificando sentir que "não poderia dar o melhor" de si no futuro próximo.

"Esta coletiva de imprensa é para fazer pública a decisão que esta temporada é minha última" no Barcelona, declarou um emocionado Iniesta.

"Se imaginasse acabar minha etapa aqui, minha carreira aqui, acredito que a forma teria sido esta, me sentindo útil, me sentindo importante, titular, com a possibilidade de ganhar títulos e as sensações positivas que tive durante todo este ano", completou.

"É uma decisão muito meditada, muito pensada internamente, comigo mesmo, a nível familiar", disse Iniesta em concorrida coletiva de imprensa, na qual esteve presente grande parte do elenco do Barcelona.

Símbolo da época dourada do Barça, assim como Messi, e da seleção espanhola, com a qual foi campeão do mundo em 2010 anotando o gol do título na final, Iniesta optou por dar uma reviravolta na carreira ao deixar o clube de toda sua vida.

No ano passado, Iniesta assinou um contrato vitalício com o Barcelona, mas, após 22 anos no clube, 16 deles na equipe profissional, o jogador considera que não terá condições de manter o impressionante nível de jogo.

"Daqui a alguns dias em farei 34 anos, dei o máximo de mim pelo meu clube, deixei minha alma por esta equipe e pelo clube, eu me conheço, sei como estou... E entendo que de agora em diante, por motivos naturais, da lei da vida, tudo custaria um pouco mais", explicou.

Contudo, Iniesta deixou claro que continuará jogando, mas não especificou seu próximo destino.

"Há coisas a conversar, coisas a fechar", disse Iniesta, afirmando apenas que não jogará na Europa para não ter que competir contra o Barcelona. Ao que tudo indica, o meia deve optar pelo futebol chinês.

"O Iniesta vai embora, o Barça continuará jogando bem, continuará vencendo e o futebol segue, a vida segue, e o importante é escolher bem o momento para dizer adeus", concluiu.

Iniesta deixa o Barça com um currículo invejável. Foram 4 títulos de Liga dos Campeões, 3 Supercopas da Europa, 3 Mundiais de Clubes, 8 Campeonatos Espanhóis, 7 Supercopas da Espanha e 6 Copas do Rei.

dbh-gr/iga/am