Topo

Celta, United, Ajax e Lyon avançam às semis da Liga Europa

20/04/2017 19h51

Paris, 20 Abr 2017 (AFP) - Em rodada emocionante que precisou de três prorrogações para definir os quatro classificados, a Liga Europa viu o Manchester United, Ajax, Lyon e Celta de Vigo avançaram às semifinais da competição, nesta quinta-feira.

O único classificado que não precisou de tempo extra para eliminar seu adversário foi o Celta, que fez valer a vantagem do jogo de ida, na Espanha (3-2), empatando em 1 a 1 com o Genk na Bélgica, onde o clube local vinha de sete vitórias e um empate na Liga Europa nesta temporada.

Eduardo Berizzo, técnico do Celta, havia prometido antes do jogo que iria à Bélgica para atacar o Genz. Foi o que aconteceu. Após um primeiro tempo em que demoraram para achar seu futebol, os jogadores do Celta criaram diversas chances de gol até abrir o placar aos 18 minutos do segundo tempo com o dinamarquês Pione Sisto.

Quatro minutos depois, o bom time do Genk chegou ao empate com Leonardo Trossard e partiu ao ataque em busca de mais um gol que lhe valeria a classificação, mas esbarrou numa bem montada zaga espanhola.

"A equipe voltou a jogar como se deve e nos deixou orgulhosa. Nos classificamos merecidamente", comemorou o técnico argentino.

Os minutos finais do jogo foram marcados por uma briga entre membros dos bancos de reservas dos dois times, após Sebastian Dewaest cometer falta dura perto da linha lateral.

- Lesões de Ibrahimovic e Rojo -As outras três equipes classificados são de muito mais tradição continental do que o Celta. O grande favorito é o Manchester United, que sofreu para eliminar o outro time belga, o Anderlecht.

Em Old Trafford, diante de mais de 70.000 pessoas, os ingleses só conseguiram desempatar a eliminatórias aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação com o jovem atacante Marcus Rashford, que deu linda finta na marcação antes de bater de canhota na pequena área.

Antes, no tempo regulamentar, as duas equipes repetiram o placar do jogo de ida (1-1), na Bélgica. Marcaram o armênio Henrikh Mkhitaryan (10 minutos) para os locais e Sofiane Hanni (32) para os visitantes.

Apesar da classificação, o United saiu de campo triste com as lesões da estrela sueca Zlatan Ibrahimovic, que machucou o joelho direito no último lance do tempo regulamentar, e do argentino Marcos Rojo, que deixou o campo no primeiro tempo.

Ainda mais emocionante foi o duelo entre Besiktas e Lyon, marcado na ida por incidentes violentos entre as torcidas. Com grandes medidas de segurança, a partida desta quinta-feira em Istambul se decorreu sem problemas e o classificado só foi definido nos pênaltis.

- Talisca faz dois -O brasileiro Anderson Talisca foi responsável por recolocar o Besiktas na briga pela classificação, anotando dois gols (27 e 58), mas o Lyon, com um gol de Alexandre Lacazette (34), fez com que o placar da partida de ida se repetisse (2-1), agora com vitória turca. Com isso, o jogo foi para a prorrogação e, em seguida, os pênaltis.

Foi o capitão francês Maxime Gonalons que marcou o gol decisivo para a classificação do Lyon, logo após o croata Matej Mitrovic falhar a cobrança para o Besiktas.

Finalmente, na Alemanha, o Schalke conseguiu devolver o 2 a 0 adverso da partida de ida contra o Ajax, mas acabou desmoronando após marcar 3 a 0 na prorrogação. Dois gols holandeses nos minutos finais valeram a vaga aos visitantes.

Leon Goretzka (52), Guido Burgstaller (56) e Daniel Caligiuri (101) foram os autores dos gols do Schalke, enquanto Nick Viergever (111) e o alemão Amin Younes (120) deram a vaga ao Ajax.

O sorteio dos confrontos das semifinais da Liga Europa será realizado nesta sexta-feira na Suíça.