Topo

Família Forlán escreve seu nome na história do futebol uruguaio

Da AFP

Em Buenos Aires (ARG)

24/07/2011 19h25

O atacante Diego Forlán, autor de dois gols na vitória do Uruguai sobre o Paraguai por 3 a 0, na final da Copa América deste domingo, escreveu seu nome na história do futebol uruguaio, ao lado do pai e do avô.

"Este título significa muito para mim porque meu avô o conquistou, meu pai também o conquistou e agora sou eu. Três gerações levaram este troféu, o nome Forlán entra para a história" do futebol uruguaio, destacou o jogador após a final, no Monumental de Buenos Aires.

Forlán estimou que foi "uma partida complicada, mas o time estava bem. O gol cedo nos favoreceu e depois as coisas ficaram mais simples.

O Uruguai abriu o placar logo aos 11 minutos, com Luis Suárez, que pegou a bola no lado direito da área paraguaia, driblou seu marcador e arrematou cruzado de esquerda, com a bola batendo na trave antes de entrar.

Mas foi Forlán que garantiu a vitória, ao anotar aos 41, quando Arévalo Ríos pressionou a saída paraguaia, roubou a bola na meia-lua e tocou para o artilheiro, que matou Villar com um tiro de canhota; e aos 44 do segundo tempo, em contra-ataque, ao receber livre na entrada da área e definir com um disparo cruzado.

Com os dois gols na final, Forlán, que não marcava há um ano para o Uruguai, soma agora 31 gols e se torna o maior artilheiro da seleção uruguaia, ao lado de Héctor Scarone, artilheiro das décadas de 1920 e 1930.