Saúde de triatleta 'requer vigilância contínua', diz boletim do hospital

A triatleta Luisa Baptista já está na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, recebendo terapia por Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e sendo assistida por ventilação mecânica.

O que aconteceu

Ela chegou na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Central do complexo na madrugada de hoje (25).

Ela foi transferida de jatinho sob os cuidados de uma equipe de médicos intensivistas do Hospital das Clínicas.

No boletim médico mais recente, o Hospital das Clínicas diz que o estado de saúde da triatleta requer "vigilância contínua e cuidados intensivos especializados".

A triatleta Luísa Baptista está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ela foi transferida para o hospital nessa madrugada via UTI aérea, sem quaisquer intercorrências durante o transporte. Atualmente, Luísa está sob cuidados intensivos, recebendo terapia por Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e sendo assistida por ventilação mecânica. Seu estado de saúde requer vigilância contínua e cuidados intensivos especializados.
Boletim médico do HC

Caso inspira cuidados

A situação de Luisa Baptista ainda é delicada, principalmente por uma perfuração no pulmão direito, que causa dificuldade para respirar.

A triatleta foi submetida a uma terapia de circulação extracorpórea ontem e teve uma melhora importante ainda na Santa Casa de São Carlos.

A circulação extracorpórea consiste na substituição temporária das funções do coração e dos pulmões, que ficam inoperantes durante a terapia.

Continua após a publicidade

Luisa estava internada na UTI da Santa Casa de São Carlos desde sábado (23), após ser atropelada por um motociclista enquanto treinava de bicicleta durante a manhã.

Quem é Luisa Baptista

A triatleta foi campeã no individual e na categoria mista, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019. Foi a primeira mulher brasileira a conquistar o título nessa modalidade.

É prata (2018) e bronze (2017) em duas etapas da Copa do Mundo de Triatlo.

Ainda representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, neste ano, e nas Olimpíadas de Tóquio. Está treinando para Paris-2024.

Deixe seu comentário

Só para assinantes