'Sorte que o strap o segurou', diz salva-vidas que resgatou Chumbinho

Guilherme Tâmega, hexacampeão mundial de bodyboard e salva-vidas em Pipeline, foi o responsável por prestar os primeiros socorros a João Chianca, o Chumbinho, sofreu uma grave queda enquanto surfava.

O que ele disse

"A sorte foi que o strap [cordinha] aguentou e o segurou. Ele estava grudado na prancha. O pior dos casos é quando o strap arrebenta. A prancha é um sinal de que ele estava ali embaixo. É muito desesperador, ainda mais quando é uma pessoa querida como ele", disse em entrevista ao 'Jornal da Globo', na noite de ontem (4).

"Ele tinha pulsação, respiração. O procedimento neste caso é colocar o corpo de lado e deixar a espuma e a água salgada saírem do corpo. A gente ficou esperando de cinco a dez minutos, enquanto a água e a espuma saíam do corpo dele. Ele ficou 24h em observação. O problema é que, quando a água salgada entra no organismo, a pessoa pode ter um segundo 'afogamento'. Ela pode estar dormindo naquela noite e se afogar, até morrer. Ele ficou em observação no hospital por causa disso, limpando aquela água, mas ele está bem."

"O João tem garra e talento, tem tudo na mão para ser um campeão mundial. Trazê-lo de volta foi uma honra para mim. Deu tudo certo, a gente faz tudo o que sabe ali na hora, mas é Deus quem decide se ele vai embora ou não. E ele tem muito que estar aqui com a gente. Ele vai disputar as Olimpíadas, o Campeonato Mundial. As coisas estão só começando para ele, e estaremos aqui para celebrar."

O que aconteceu

Tâmega também contou que Chumbinho ficou cerca de 2min30 a 3min submerso.

Chumbinho teve um corte na parte de trás da cabeça com o impacto da queda na onda.

A World Surf League (WSL) divulgou um comunicado oficial sobre o ocorrido, o qual consta um agradecimento da família de Chumbinho pelo apoio de todos.

O surfista treinava em Pipeline pensando no início da próxima temporada do circuito mundial, que começa em janeiro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes