Medina vai ao 'paraíso' para seguir vivo em busca do tetra e das Olimpíadas

Gabriel Medina viverá, nos próximos dias, um dos momentos mais desafiadores de sua carreira em um ambiente que traz boas lembranças.

A hora é agora: e é no "paraíso"

O brasileiro participa da etapa de Teahupo'o, no Taiti, que é a última do Circuito Mundial de Surfe antes do WSL Finals. A janela abre hoje, às 14h (de Brasília), e vai até 20 de agosto.

O tricampeão mundial é o atual 6° colocado do ranking e, neste momento, está fora das finais e da briga pelo tetra, já que apenas os cinco primeiros disputam o título mundial no Finals, em setembro.

Por outro lado, Filipe Toledo, Griffin Colapinto e Ethan Ewing já estão garantidos no Finals. Medina concorre com outros sete surfistas pelas duas vagas restantes.

O Brasil tem outros postulantes às vagas bem posicionados: João Chumbinho e Yago Dora estão em quarto e quinto do ranking, respectivamente, e largam em vantagem na disputa.

Medina tem um trunfo para brilhar: nas últimas seis vezes em que disputou a etapa em Teahupo'o, ele chegou em cinco finais e faturou dois títulos (2014 e 2018).

"Paraíso" foi o termo usado pelo tricampeão para definir o local. Nos últimos dias, o paulista publicou uma foto mostrando estar empolgado por estar, depois de quatro anos, no Taiti — ele não disputa a etapa desde 2019.

Teahupo'o, inclusive, vai receber as disputas de surfe nas Olimpíadas de Paris-2024. O Taiti é uma ilha da Polinésia Francesa, que faz parte da França, país-sede do maior evento do esporte.

Continua após a publicidade

Medina nas Olimpíadas: ainda dá?

Se ficar fora do Finals, Medina se complicará justamente para as Olimpíadas e dará adeus ao sonho do tetracampeonato mundial neste ano.

O Brasil, que já tem Filipe Toledo garantido nas Olimpíadas, tem mais uma vaga disponível via Circuito Mundial — que deve ser decidida justamente no Finals.

Um resultado ruim em Teahupo'o, no entanto, não fecha completamente as portas para Medina na briga por uma medalha olímpica: ele ainda tem chance de ir para as Olimpíadas via ISA Games, que também ocorre no ano que vem. O Brasil terá direito a uma terceira vaga extra no masculino se for campeão por equipes no ISA Games.

Gabriel Medina vive horas decisivas por briga pelo tetra da WSL e vaga nas Olimpíadas
Gabriel Medina vive horas decisivas por briga pelo tetra da WSL e vaga nas Olimpíadas Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Deixe seu comentário

Só para assinantes