Topo

OPINIÃO

Milly sobre áudios de Robinho: É preciso educar contra a cultura do estupro

Colaboração para o UOL, em Aracaju

14/06/2023 10h08

Milly Lacombe comentou no UOL News Esporte os áudios exclusivos divulgados no podcast "Os grampos de Robinho", que foi ao ar hoje no UOL, no Youtube do UOL Esporte e em todas as plataformas de podcast. Segundo ela, é preciso educar a sociedade contra a cultura do estupro.

'A gente se coloca no lugar dela': "A mulher albanesa vítima nesse caso, para nós mulheres, a gente pensa assim quando ouve esses áudios: 'eu já estive no lugar dela'. Talvez não desse mesmo modo, mas quando a gente ouve a gente se coloca no lugar dela, por isso o alerta de gatilho é importante, a gente realmente passa mal, todas as mulheres que eu conheço já sofreram algum tipo de violência sexual. Os números são de guerra, estupro é uma arma de guerra usada por exércitos, quando essa arma de guerra é cultural, é uma cultura social que a gente vê todos os dias na sociedade, quem é o inimigo? O inimigo é a mulher, é isso que a gente precisa entender".

Educar contra a cultura do estupro: "O Robinho não é um monstro, os amigos do Robinho não são monstros, eu quero a condenação do Robinho, dele e dos amigos, mas acho que precisa haver também educação, essa sanha punitivista não vai levar a gente longe, a gente precisa educar uma sociedade inteira a respeito do que é a cultura masculina que leva ao estupro e por que a mulher é considerada um objeto e não um sujeito. Vou falar isso com todo cuidado do mundo: a mulher albanesa que é a vítima deles já fomos todas nós. A gente luta não é por nós, nossos corpos já foram abusados, a gente luta pelas nossas filhas, netas e futuras gerações. Esses áudios são de embrulhar o estômago, mas são necessários, é importante ter a coragem de ouvir esse podcast".

Tironi critica normalização da violência contra mulher no futebol: 'Toda hora um caso'

Eduardo Tironi criticou a normalização da violência contra a mulher no universo do futebol. "Toda hora tem um caso", disse ele (confira no vídeo).

Assista ao UOL News Esporte na íntegra

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL