Topo

Eagles e Chiefs prometem um dos Super Bowls mais equilibrados da história

Troféu Vince Lombardi, entregue ao campeão do Super Bowl. - Peter Casey/Getty Images
Troféu Vince Lombardi, entregue ao campeão do Super Bowl. Imagem: Peter Casey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/02/2023 04h00

Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs disputam neste domingo, às 20h30 (de Brasília), o Super Bowl LVII, a decisão da temporada 2022 da NFL. O jogo em campo neutro acontece no State Farm Stadium, a casa do Arizona Cardinals.

Não tem zebra no Super Bowl LVII. As duas equipes chegam à decisão com as melhores campanhas de suas conferências - ambas somaram 14 vitórias e 3 derrotas na temporada regular.

Equilíbrio nos números

As casas de apostas dos EUA enxergam Philadelphia com ligeiro favoritismo. O handicap é de Eagles -1,5. Ou seja, o apostador vence se Philly bater Kansas City por pelo menos dois pontos.

A linha de -1,5 é uma das menores da história da decisão. Desde a primeira edição do Super Bowl, em 1967, apenas três partidas foram consideradas mais equilibradas (XII, XVI e XLIX). Todos esses jogos foram decididos por uma posse.

O único Super Bowl com handicap -1,5 foi o LIV, em 2020. Favoritos, os Chiefs venceram o San Francisco 49ers de virada por 31 a 20

Dominância histórica

Jalen Hurts e Patrick Mahomes em evento do Super Bowl LVII. - Cooper Neill/Getty Images - Cooper Neill/Getty Images
Jalen Hurts e Patrick Mahomes em evento do Super Bowl LVII.
Imagem: Cooper Neill/Getty Images

O Super Bowl coloca frente a frente o campeão da Conferência Nacional contra o vencedor da Conferência Americana. Na maioria das vezes, um time de temporada regular errática cresce nos playoffs e avança à decisão. Não é o caso neste ano.

Eagles e Chiefs chegaram à pós-temporada com a "seed 1", donos da melhor campanha de suas conferências. Isso deu-lhes o direito de jogar todas as partidas dos playoffs em casa. Nas 57 edições de Super Bowl, apenas 14 vezes houve o encontro entre as principais "seeds".

Em poucas ocasiões o Super Bowl reuniu duas equipes que venceram tanto. Com 14 triunfos para cada lado na temporada regular, Eagles e Chiefs somam 28 vitórias. Esta marca foi superada apenas em 1984 e igualada somente em 1998.

Philly tem campanha irretocável

Philadelphia tem uma das melhores linhas ofensivas da NFL protegendo o QB e criando espaços no jogo terrestre. - Mitchell Leff/Getty Images - Mitchell Leff/Getty Images
Philadelphia tem uma das melhores linhas ofensivas da NFL protegendo o QB e criando espaços no jogo terrestre.
Imagem: Mitchell Leff/Getty Images

Os Eagles perderam apenas um dos 17 jogos em que o quarterback Jalen Hurts foi titular, incluindo os playoffs. O time do técnico Nick Sirianni tem o terceiro melhor ataque da liga em pontos e jardas totais.

A defesa é top 10 da NFL e mostrou serviço no momento mais importante. Na pós-temporada da NFC, contra New York Giants e San Francisco 49ers, a equipe sofreu apenas 14 pontos. Os Eagles dominaram ambas partidas - vencendo por 38 a 7 e 31 a 7, respectivamente.

Mahomes comanda outro ataque histórico

Patrick Mahomes celebra touchdown com Travis Kelce, jogador que mais recebeu passes nos Chiefs em 2022. - Harry How/Getty Images - Harry How/Getty Images
Patrick Mahomes celebra touchdown com Travis Kelce, jogador que mais recebeu passes nos Chiefs em 2022.
Imagem: Harry How/Getty Images

Os Chiefs voltam ao Super Bowl pela terceira vez em quatro anos. A receita do sucesso passa mais uma vez por Patrick Mahomes. O quarterback venceu seu segundo prêmio de MVP da temporada regular na carreira - o primeiro foi em 2018. Assim como naquele ano, o ataque de Kansas City liderou a NFL em pontos e jardas totais.

A defesa também mostrou seu valor. Foi a 11ª melhor da liga em jardas totais, melhor marca desde que Mahomes chegou ao time. Quando o QB lesionou o tornozelo na estreia dos playoffs, contra o Jacksonville Jaguars, a unidade conteve os rivais. Os Chiefs venceram por 27 a 20.

Kansas City vem de revanche contra o Cincinnati Bengals na final da AFC. O time do técnico Andy Reid superou o algoz de 2021 em triunfo por 23 a 20, decidido no minuto final.

Superstições de Super Bowl

Cara ou coroa do Super Bowl LVI. O Los Angeles Rams (de branco) perdeu na moeda, mas venceu a decisão. - Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images - Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images
Cara ou coroa do Super Bowl LVI. O Los Angeles Rams (de branco) perdeu na moeda, mas venceu a decisão.
Imagem: Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images

Quando o assunto é Super Bowl, o público norte-americano presta atenção em tudo. Incluindo fatores sem influência direta no resultado, mas que parecem dar mais sorte para um lado do que para o outro.

Por exemplo, equipes que vestem camisa branca têm retrospecto positivo. Sempre há um time com uniforme claro e outro com camisa colorida no Super Bowl. Nas 56 edições anteriores, 36 vezes (64%) o time de branco levou a melhor.

Os Chiefs vestirão branco neste Super Bowl.

Também tem o fator cara ou coroa. Nas últimas oito edições, a equipe que venceu a disputa na moeda antes da partida foi derrotada na decisão da NFL.