Topo

Isaquias Queiroz ganha medalha de prata na Copa do Mundo de canoagem

Atleta brasileiro de canoagem, Isaquias Queiroz - Instagram
Atleta brasileiro de canoagem, Isaquias Queiroz Imagem: Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/05/2021 09h30

Isaquias Queiroz voltou a competir após quase dois anos apenas de treinos. Neste sábado, em Szeged, na Hungria, o brasileiro conquistou medalha de prata na categoria C1 1000m na Copa do Mundo de canoagem. Sua última competição havia sido exatamente nessa raia, no Campeonato Mundial de 2019, quando foi campeão da prova individual.

Depois de passar por eliminatória e semifinal ontem (14), hoje (15) Isaquias teve algumas dificuldades no início da final, mas, encaminhou tudo para uma briga pelo ouro na reta final, completando dois segundos atrás do alemão Conrad-Robin Scheibner. O terceiro lugar ficou com o tcheco Martin Fuska. O cubano Jose Ramon Pelier Cordova ficou em quarto e mostrou que deve fazer parte da briga pelo pódio em Tóquio com Brasil, Alemanha e República Tcheca.

Na canoagem velocidade, os grandes nomes competem poucas vezes e, Isaquias, menos ainda. A Copa do Mundo da Hungria serve para eles se medirem, mas o homem a ser batido, o alemão Sebastian Brendel, bicampeão olímpico, não foi à Copa do Mundo. Seu substituto acabou com o ouro. Mas, como cada país só pode inscrever um barco por prova nos Jogos, ou Brendel ou Scheibner não estarão no C1 1.000m em Tóquio.

Pelo Brasil, Isaquias em tese concorre com Erlon Souza, seu tradicional parceiro na prova em duplas. Mas Erlon não passou à final, ficando em quinto na sua semifinal, depois de vencer uma das baterias eliminatórias. Ele teve um problema físico e, por isso, foi poupado do C2 1.000m, prova que Isaquias rema com Jacky Goddman na Hungria. Eles ficaram em terceiro nas eliminatórias e passaram à semifinal. A dupla Isaquias/Erlon foi bronze no último Mundial.