Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Após estreia da seleção, Globo ainda negocia transmissão de Peru x Brasil

Neymar disputa jogada com Jesus Sagredo em Brasil x Bolívia - Miguel Schincariol
Neymar disputa jogada com Jesus Sagredo em Brasil x Bolívia Imagem: Miguel Schincariol

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

10/10/2020 15h15

Após a vitória por 5 a 0 contra a Bolívia na Neo Química Arena, a seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira (13) contra o Peru, fora de casa. Por enquanto, a partida é exclusiva com transmissão no EI Plus, plataforma de streaming da Turner disponível para assinantes do UOL Esporte Clube. Mas a Globo ainda está tentando a exibição da partida. Mesmo com o acordo fechado para as duas primeiras rodadas com a concorrente, a emissora carioca corre contra o tempo para também mostrar o confronto.

As negociações com a Mediapro, que representa as oito federações que ainda não acertaram seus direitos para a televisão brasileira, estão correndo até agora. Mas a situação segue sendo considerada delicada. Para a emissora, é importante fechar acordo para manter o projeto de transmissão das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 começado com a partida de hoje, que marcou bons números de audiência. Além disso, hoje, a conversa mais avançada da empresa é justamente com a Globo.

Porém, a emissora descarta fazer loucuras pelo jogo e por todas as outras partidas das eliminatórias. Os valores pretendidos inicialmente pela Mediapro são altos demais, considerando o impacto causado no mercado pela pandemia do novo coronavírus.

Inicialmente, a Mediapro pediu US$ 20 milhões. A Globo fez uma contraproposta, por um valor bem abaixo, e agora tenta persuadir a interlocutora a aceitar até terça as condições que a emissora carioca pretende colocar.

Caso a negociação não vá para frente, a Globo parece tranquila. A emissora divulgou sua programação para a próxima terça-feira (13) e confirma a novela "A Força do Querer" e o especial da série "Sob Pressão: Plantão Covid", que marcou ótima audiência na semana passada e teve sua produção elogiada pela crítica.

Nesta conjectura, a exibição para o mercado brasileiro ficaria exclusiva para o EI Plus com Peru x Brasil apenas na plataforma, pela parceria feita entre a Mediapro e a Turner.

Se a Globo não exiba a partida, será a primeira vez desde 2017 que um jogo da seleção não é exibido pelo grupo de comunicação. Na ocasião, o contrato de direitos de transmissão de amistosos e jogos das eliminatórias com a CBF venceu, e a Globo teve uma negociação dura para renovar.

Um amistoso entre Brasil e Argentina naquele ano foi mostrado pela TVs Brasil e Cultura, além do Facebook oficial da Confederação Brasileira de Futebol. O resultado não foi muito bom. Depois, a emissora renovou o pacote pagando entre US$ 2 e 3 milhões.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Brasil venceu por 5 a 0, não 4 a 0.