Topo

Vitória da seleção sobe Ibope da Globo e supera com folga até "A Fazenda"

Marquinhos comemora gol marcado para o Brasil contra a Bolívia - Buda Mendes/Getty Images
Marquinhos comemora gol marcado para o Brasil contra a Bolívia Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

10/10/2020 04h00

A estreia da seleção brasileira por 5 a 0 contra a Bolívia pela 1ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 ontem (9) marcou ótimos números de audiência para a Globo considerando o horário. A goleada na Neo Química Arena não teve problemas para liderar a audiência e não teve nenhuma ameaça do reality show "A Fazenda 12", apresentado por Marcos Mion na Record, que vem ganhando da Globo diariamente na faixa das 22h30, onde parte da partida ocorreu.

Segundo dados prévios de audiência, obtidos pelo UOL Esporte, o jogo narrado por Luís Roberto com comentários de Júnior, Galvão Bueno, Roger Flores e Paulo César de Oliveira entre 21h30 e 23h25 marcou 26 pontos de média com picos de 29 na Grande São Paulo. No mesmo horário, com as novelas "Amor Sem Igual' e "Jesus" e o reality show "A Fazenda 12", a Record obteve 10 pontos. O SBT, com "Chiquititas", "Cúmplices de um Resgate" e o "Programa do Ratinho", ficou com 6 pontos.

Os números podem sofrer alterações no consolidado que só será divulgado pelo Ibope na próxima terça-feira (13), após o feriado prolongado. No primeiro tempo, recebendo bem da novela "A Força do Querer", o jogo manteve uma média na casa dos 28 pontos de audiência, chegando a picos de 29. O momento de pico ocorreu justamente no primeiro gol da seleção brasileira, marcado por Marquinhos na Neo Quimica Arena. As concorrentes mal passavam dos 10 pontos.

No segundo tempo, até pelo jogo ter virado uma goleada, a audiência diminuiu e variou entre 25 e 26 pontos na capital paulista. A Record, com o reality show "A Fazenda 12", atingiu sua melhor performance e chegou a marcar 13 pontos contra 25 da Globo e a seleção brasileira. Mas nada que preocupasse a Globo ou fizesse ela perder a liderança de audiência, como aconteceu durante a semana no mesmo horário que ocorreu os jogos.

Comparando-se com a semana passada no mesmo horário de exibição do jogo, a Globo marcou média de 24 pontos com "A Força do Querer" e "Globo Repórter". Com o patamar atingido hoje, a emissora cresceu 8,3%, algo que deve ser comemorado para um dia inicial de feriado prolongado.

Quem também se deu bem foi o Sportv. Com a mesma partida na TV paga, o canal esportivo da Globo obteve mais de 3 pontos de audiência na média prévia do PNT, que compreende o índice das 15 principais metrópoles do Brasil. O resultado fez Brasil 5 x 0 Bolívia liderou entre os canais na TV por assinatura.

Agora, fica a expectativa para saber se a Globo exibirá Peru x Brasil na próxima terça. A emissora ainda tenta fechar negociação para a transmissão. Por enquanto, apenas um acordo com a Turner para exibição no EI Plus está garantida para o mercado brasileiro.