Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Sem poder narrar, Galvão terá nova função em jogo da seleção brasileira

Galvão Bueno: sem poder narrar partida, número 1 da Globo participará de transmissão das Eliminatórias da Copa - Pedro Strazza/Globo
Galvão Bueno: sem poder narrar partida, número 1 da Globo participará de transmissão das Eliminatórias da Copa Imagem: Pedro Strazza/Globo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

05/10/2020 22h12

A Globo definiu como utilizará Galvão Bueno na transmissão de Brasil x Bolívia, pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, na próxima sexta-feira (9), às 21h30. Sem poder narrar por fazer parte do grupo de risco do covid-19 - ele tem 70 anos -, a estrela da emissora participará do pré-jogo, do intervalo e do pós-jogo, fazendo comentários sobre a atuação da seleção brasileira na partida.

A ideia é que Galvão ainda conte histórias de sua ligação com a seleção brasileira ao longo de suas entradas.

A informação é confirmada pela emissora carioca. Galvão Bueno vai participar em vídeo, diretamente de sua casa em Londrina, no interior do Paraná. A participação dele na partida foi um modo encontrado pela Globo para manter o seu narrador titular de alguma forma ligado aos jogos do Brasil neste momento, uma vez que só voltará para as narrações na Globo após uma vacina para o novo coronavírus.

Como o UOL Esporte já havia informado anteriormente, a narração da partida ficará a cargo de Luís Roberto. Será o retorno do narrador de 59 anos para jogos do Brasil depois de pouco mais de um ano. Para poupar Galvão Bueno para as finais da Libertadores no ano passado, ele foi escalado para fazer um amistoso da seleção. Luís também já havia feito, antes disto, jogos do Brasil na Copa das Confederações em 2001. Curiosamente, será sua estreia em jogos oficiais das Eliminatórias da Copa em toda sua carreira na emissora carioca.

Sua escala em jogos do Brasil começou a acontecer com mais frequência após o grande desempenho na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Junto com Luís Roberto e Galvão Bueno, Brasil x Bolívia vai ser transmitido na Globo com comentários de Júnior, Roger Flores e Paulo César de Oliveira. As reportagens serão de Guilherme Pereira e Edgar Alencar.

A estreia da seleção também será transmitida pelo SporTV com exclusividade na TV por assinatura. No canal pago esportivo da Globo, o comando será do narrador Luiz Carlos Jr, que já reveza em partidas da seleção brasileira desde 2018 com Gustavo Villani e Milton Leite - este último também está impossibilitado de narrar partidas, por que faz parte do grupo de risco do Covid-19. Junto com Luiz Carlos Jr, estarão os comentários de Lédio Carmona, Muricy Ramalho e Sandro Meira Ricci, e reportagens de André Hernan.

Brasil x Bolívia marca a estreia da Globo na cobertura das Eliminatórias. A emissora tem garantidos jogos do Brasil em casa e a partida entre Brasil x Argentina que acontecer no país vizinho. Outros jogos da Seleção fora de casa, além de confrontos fortes de outros países, como Uruguai x Argentina, por exemplo, ainda estão disponíveis no mercado brasileiro para alguma emissora exibir. O SBT se mostrou interessado neste pacote para a Conmebol e pediu informações sobre o assunto.

A entidade tenta alinhar as federações nacionais, que passaram a ter direito de venda desses jogos a partir deste ano, para que negociem com veículos de forma casada. O primeiro jogo fora do país da seleção brasileira será contra o Peru, no dia 13, uma terça-feira. A partida está marcada para acontecer às 21h (horário de Brasília).