Topo

Sem Galvão, Globo terá Luís Roberto para início do Brasil nas Eliminatórias

O narrador esportivo Luís Roberto: estará na estreia do Brasil nas Eliminatórias - Reprodução/Globo
O narrador esportivo Luís Roberto: estará na estreia do Brasil nas Eliminatórias Imagem: Reprodução/Globo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/10/2020 19h33

A Globo já definiu quem vai narrar a partida de estreia da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - a partida será realizada na próxima sexta (9) na NeoQuimica Arena entre Brasil e Bolívia. Sem contar com o seu titular, o narrador Galvão Bueno, que faz parte do grupo de risco do novo coronavírus, a emissora carioca escalou Luís Roberto para a transmissão na semana que vem, a partir das 21h30 (de Brasília).

A escalação foi definida no fim de tarde desta sexta-feira (2). Será o retorno de Luís Roberto aos jogos do Brasil depois de pouco mais de um ano. Para poupar o titular Galvão Bueno para as finais da Libertadores no ano passado, ele havia sido escalado para fazer um amistoso da seleção.

Luís também já havia feito, antes disto, jogos do Brasil na Copa das Confederações em 2001. Curiosamente, será sua estreia em jogos oficiais das Eliminatórias da Copa do Mundo. Sua escala em jogos da seleção começaram a acontecer com mais frequência após o desempenho elogiado na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Brasil x Bolívia também será transmitido pelo SporTV, com exclusividade na TV por assinatura. No canal pago esportivo da Globo, o comando será do narrador Luiz Carlos Jr, que já reveza em partidas da seleção desde 2018 com Gustavo Villani e Milton Leite - este último também está impossibilitado de narrar partidas, por que faz parte do grupo de risco do Covid-19. Os comentaristas da partida ainda não foram fechados nos dois veículos.

Ainda se estuda uma participação de Galvão Bueno na transmissão da Globo antes do jogo e nos intervalos, por causa de sua ligação histórica com a seleção. Se aprovada, a participação do narrador deve ser fechada nos próximos dias. Mas a ideia original é que ele dê seus pitacos sobre a atuação do time comandado por Tite na semana que vem.

Brasil x Bolívia marca a estreia da Globo na cobertura das Eliminatórias. A emissora tem garantidos jogos da seleção em casa e a partida contra a Argentina que acontecerá no país vizinho.

Outros jogos da seleção fora de casa, além de confrontos fortes de outros países, como Uruguai x Argentina, por exemplo, ainda estão disponíveis no mercado brasileiro para alguma emissora exibir. O SBT se mostrou interessado neste pacote para a Conmebol e pediu informações sobre o assunto.

A entidade tenta alinhar as federações nacionais, que passaram a ter direito de venda desses jogos a partir deste ano, para que negociem com veículos de forma casada. O primeiro jogo fora do país da seleção brasileira será contra o Peru, no dia 13, uma terça-feira. A partida está marcada para acontecer às 21h (horário de Brasília).