Topo

Libertadores - 2020

SBT define praças que ficarão com jogos de Fla e São Paulo; veja divisão

Pedro comemora gol pelo Flamengo contra o Barcelona de Guayaquil pela Libertadores - Rodrigo Buendia/Pool/AFP
Pedro comemora gol pelo Flamengo contra o Barcelona de Guayaquil pela Libertadores Imagem: Rodrigo Buendia/Pool/AFP

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

28/09/2020 12h28Atualizada em 28/09/2020 15h35

A terceira semana de Copa Libertadores da América no SBT tem os jogos de Flamengo e São Paulo como atrações. Nesta quarta-feira (30), o jogo do time carioca contra o Independiente Del Valle (EQU) será exibido pelo canal de Sílvio Santos para a maioria do país, com River Plate x São Paulo tendo transmissão em menos praças - ambas as partidas ocorrerão às 21h30.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o jogo do Flamengo será exibido para todo Centro-Oeste e Norte do Brasil e Nordeste (exceção a Recife), além do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná (exceção a Curitiba e Maringá).

No Nordeste, a única exceção será Recife, onde será transmitida a partida do São Paulo contra o River Plate. As demais cidades pernambucanas também poderão assistir ao time carioca.

Já os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e as cidades de Curitiba e Maringá, ambas no Paraná, ficarão com o jogo do São Paulo. Em Minas Gerais, a TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, abriu votação em seu site para que o público escolha a partida que prefere assistir. Até o fechamento deste texto, o São Paulo estava em vantagem.

O jogo do Flamengo será narrado por Luiz Alano, locutor ligado ao público gaúcho que narrou as recentes partidas focadas no público do Rio Grande do Sul. O SBT resolveu apostar no profissional por fazer uma boa avaliação de seu trabalho e agora busca comentaristas mais próximos ao público rubro-negro para completar a transmissão. Já River Plate x São Paulo será narrado por Téo José, que já fez a transmissão das duas partidas do Palmeiras nas semanas anteriores.

Expectativa por aumento nos índices

Existe, na emissora, uma expectativa de audiência muito grande em várias capitais. Além de esperar ir bem no Rio de Janeiro, o SBT entende que pode até liderar a audiência em Brasília e Manaus, cidades onde há grande número de torcedores do Flamengo. No mesmo horário, a Globo vai exibir jogos do Campeonato Brasileiro: Botafogo x Bahia para boa parte da rede e Corinthians x Atlético-GO para São Paulo.

Caso a expectativa seja confirmada, a média nacional de audiência do SBT pode até ser bem maior. Nas duas primeiras semanas que mostrou a Libertadores, com Palmeiras e o Gre-Nal, o SBT não passou de 9 pontos de média no PNT, que compreende as 15 principais metrópoles do país que têm medição do Ibope e formam a audiência nacional da televisão.

Estes 9 pontos significam que o SBT conseguiu ficar à frente da Record, que transmite o reality show "A Fazenda", mas não conseguiu incomodar a líder Globo -mas aumentou a média que tinha no horário no mesmo dia da semana em comparação às semanas que não transmitia futebol.