Topo

Libertadores - 2020

Situação excepcional faz Disney mudar de ideia e ESPN exibir Libertadores

Tchê Tchê disputa bola com Paul Zunino durante LDU x São Paulo pela Libertadores: clube equatoriano será atração de volta de competição à ESPN - José Jácome-Pool/Getty Images
Tchê Tchê disputa bola com Paul Zunino durante LDU x São Paulo pela Libertadores: clube equatoriano será atração de volta de competição à ESPN Imagem: José Jácome-Pool/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

26/09/2020 17h45

A ESPN Brasil vai estrear na temporada deste ano da Libertadores da América e voltará a exibir o torneio depois de 21 anos. A emissora esportiva da Disney vai exibir a partida entre LDU de Quito (EQU) x Binacional (PER), na próxima terça-feira (29), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no canal ESPN. Mas se engana que, neste ano, isto será uma constante: é uma situação excepcional, com a Libertadores se mantendo no Fox Sports em todas as outras partidas.

Segundo apurou o UOL Esporte, como existem três partidas marcadas para o horário das 21h30 na terça, e todas elas são de direito da Disney, a empresa não teve outra opção se não colocar uma dessas partidas na ESPN, por que só existem dois canais do Fox Sports no Brasil, e eles vão exibir América de Cali (COL) x Internacional e Boca Juniors x Libertad (PAR). Ainda não se tem definição de quem vai narrar a partida na ESPN na próxima terça-feira.

Para que não tivesse problemas com o jogo, a Disney pediu uma autorização especial ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para exibir a partida. O Cade, na aprovação da fusão entre ESPN e Fox Sports, o órgão determinou que o Fox Sports exibisse a Libertadores para se manter como uma emissora esportiva relevante.

Será o retorno da ESPN Brasil para a Libertadores em mais de duas décadas. Em 1999, a única Libertadores exibida na história da ESPN no Brasil, o Palmeiras foi o campeão e Milton Leite foi a voz da grande maioria das transmissões.

Desde então, o canal esportivo da Disney nunca mais exibiu a competição continental, seja por falta de conseguir os direitos ou por opção da própria Disney, com aconteceu nesta temporada, quando já estava autorizava pela fusão com o Fox Sports.

Apenas em 2021, a Disney vai avaliar se vai usar a ESPN Brasil para exibir jogos principais da Libertadores. O contrato válido vai até 2022, e veio junto com a aquisição do Fox Sports. Mas vale ressaltar que nomes dos dois canais já são usados em transmissões.

Na última semana, o Fox Sports teve Mauro Cezar Pereira como comentarista de Barcelona-EQU 1 x 2 Flamengo, que conquistou a maior audiência de clubes brasileiros este ano na TV por assinatura.

Também foi o caso do narrador Paulo Andrade, que comandou Libertad (PAR) 0 x 2 Boca Juniors no Fox Sports. Foi o primeiro jogo de Libertadores da América narrado em toda a carreira do locutor titular da ESPN Brasil.

Hoje, ESPN e Fox Sports compartilham vários eventos, como a Premier League, a Championship (Segunda Divisão da Inglaterra), Copa da Liga Inglesa, NFL, LaLiga, entre outros. Outros, ficam só em um dos canais. É o caso da Copa do Nordeste no Fox Sports, e da NBA na ESPN.